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COLUNA

SAÚDE

Paula Luisa


O que é o ômega-3

Publicado em : 23/10/2012

O que é o ômega-3

Cada vez mais as pessoas procuram prevenir problemas de saúde e melhorar sua qualidade de vida através do consumo de nutrientes, minerais e ácidos graxos (gorduras do bem) obtidos a partir de fontes naturais.

O ômega-3 é um ácido graxo poliinsaturado. Descobertos há algumas décadas, estes manifestam efeitos no organismo tanto do ponto de vista do equilíbrio bioquímico quanto na atividade farmacológica. Desempenham também funções primordiais na membrana da célula e no metabolismo.

O uso adequado e o equilíbrio dietético/suplementar destes ácidos graxos poli-insaturados têm apresentado benefícios comprovados à saúde em várias patologias, dentre as quais é possível citar doenças inflamatórias em geral, principalmente artrite reumatóide e psoriática, depressão, esquizofrenia, demência da função cerebral, prevenção de câncer, hiperlipidemia, entre outros.

A ingestão deste ácido graxo é indicada para reduzir depressão, melhorar a parte cardiovascular e prevenir coronariopatias. Além disso, sugere-se que ele induz a longevidade e que, se usado por grávidas ele teria efeito benéfico no futuro quociente de inteligência da criança em gestação.

Um dos maiores benefícios que o ácido graxo ômega 3 traz para a saúde referem-se à performance mental das pessoas (humor, motivação, habilidade motora, velocidade de reação, memória, concentração e capacidade de aprendizagem). A saúde de nosso cérebro depende da quantidade e do tipo de gordura que consumimos. Quando o cérebro não recebe uma quantidade de ômega 3, ele fica mais lento, fazendo que a pessoa começa a apresentar alguns problemas com a memória, dificuldade para aprender e a sofrer com alterações de humor.

O ômega 3 também auxilia na redução dos níveis de colesterol ruim e dos triglicérides. Outros benefícios do ômega 3: é anti-inflamatório, evita entupimento dos vasos sanguíneos, reduz a pressão arterial, diminui o risco de desenvolvimento de diabetes, diminui o risco de ocorrência de AVC.

O ômega-3 não é sintetizado pelo organismo e é dependente de fontes externas, como alguns alimentos específicos (peixes de água gelada, sementes oleaginosas) ou complementos nutricionais. O uso de 1 a 4g por dia junto das principais refeições, já garante o efeito do ômega 3.

 

*Paula Luisa Cusinato Leitão. Farmacêutica Responsável Farmácia Popular de Manipulação. Av. Marcelino Pires, n.º 1650 Dourados - MS. Fone 67 3423-8383/8585

 

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