PUBLICIDADE
Geral

Verão começa oficialmente na tarde desta segunda-feira

| CAMPO GRANDE NEWS


A estação mais quente do ano começa oficialmente às 13h47 de hoje e não deve ter muitas surpresas para os sul-mato-grossenses, que enfrentaram temperaturas acima de 40º C na primavera deste ano. O verão termina dia 20 de março.


A previsão do setor de meteorologia da Anhanguera-Uniderp é que este verão tenha temperatura média de 35º C.


Nesta estação, são comuns as mudanças rápidas nas condições diárias do tempo, o que leva à ocorrência de chuvas de curta duração e forte intensidade, principalmente à tarde e à noite.


De acordo com o meteorologista Natálio Abrahão Filho, as regiões Norte e Leste devem registrar maior quantidade de chuva.


Ele explica que este ano observa-se influência do fenômeno “El nino” e, por este motivo, pode ocorrer os conhecidos “veranicos”, períodos de estiagem com duração de 5 a 8 dias.


“Pela influência do El nino, a princípio, os modelos não evidenciam surpresas na estação que possa caracterizar grandes estiagens prejudiciais a agricultura. No entanto, as regiões Norte e Nordeste do Estado devem ficar em alerta no mês de fevereiro, pois podem haver veranicos mais alongados e os índices podem ficar ate 10% abaixo das suas médias históricas. O mês de março também deve seguir esta tendência”, pontua o meteorologista.


Natálio alerta que em janeiro e fevereiro a maior parte do Estado recebe grande quantidade de energia com as temperaturas e pode ter grande elevação de radiação UV que, até meados de fevereiro, deve ficar na média entre o índice 11 e 14.


Em uma escala de zero a 16 o índice é prejudicial à exposição por períodos longos expostos diretamente ao sol.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE