PUBLICIDADE
dica

Como limpar bucho de boi: veja as dicas

| TERRA


Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Assim como o fígado, o bucho de boi é um ingrediente que divide opiniões. Mas se você está no time dos que adoram uma boa receita de dobradinha, essas dicas são para você! O TudoGostoso te ensina de forma fácil e prática como limpar bucho de boi. Veja e não erre mais no preparo:

Veja qual é o tipo de carne
Antes de comprar o bucho, verifique de que tipo ele é. Quando você for aos açougues e mercados comprar a carne, poderá encontrá-la em 3 tipos diferentes:
Bucho verde: ele vem completamente sujo, normalmente é vendido em mercados orgânicos. Você terá bem mais trabalho ao limpá-lo e prepará-lo para sua receita.

Bucho limpo: ele já vem lavado, mas sem ser desinfetado. Sua cor é mais clara e ele é mais fácil de limpar que o bucho verde.

Bucho limpo e branco (dobradinha): esse tipo é o mais encontrado nos açougues. A peça vem completamente limpa e desinfetada com cloro. Por isso, é importante passar pelo processo para retirar o cheiro forte.

Prepare para a limpeza
Antes de começar a limpar o bucho, verifique se todo o conteúdo do interior foi retirado (ainda mais se você escolher entre as duas primeiras opções). Depois disso, passe um pouco de fubá pela carne inteira. Esfregue bem e com bastante cuidado, retirando qualquer sobra que possa ainda estar ali. Dica: você pode usar uma escova com as cerdas mais firmes para ajudar no processo. Quando você perceber que retirou todos os resíduos, pare e leve para a água corrente. Lave muito bem e limpe completamente.

Limpe muito bem
Depois de fazer o primeiro processo, coloque a peça de molho em uma mistura que desinfete e retire o cheiro. Pode ser 1 litro de água e 1 colher de água oxigenada ou 1 litro de água gelada e o suco de 1 limão. A quantidade de água pode variar, o importante é que o bucho fique submerso. Deixe por 1 ou 2 horas, sempre virando e verificando como a peça está. Depois disso, lave-o novamente em água corrente, certificando-se de que a mistura saiu completamente. Dica: dê leves apertões na peça e retire o excesso de água que pode ter ficado. Além disso, corte os pedaços ou bordas que ainda possam estar muito sujos.

Prepare para a receita
Após a limpeza completa, use uma faca e raspe a membrana interna do bucho. Faça movimentos leves e retire os pedaços que não são gostosos depois de cozidos. Feito isso, o ideal é cortar a peça em pedaços iguais. Assim, na hora do cozimento, o bucho ficará pronto de maneira uniforme. Depois disso, você ainda pode cozinhar os pedaços por 20 minutos em água fervente (se o cheiro ainda persistir, coloque na água um pedaço de limão ou até mesmo um pouco de leite). Esse cozimento rápido, deixará o bucho mais macio e completamente pronto para ser usado nas suas receitas.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE