PUBLICIDADE
receita

Sopa de abóbora com gorgonzola

| PANELINHA


Foto: Divulgação

O adocicado da abóbora e o salgado do queijo formam um par perfeito nesta sopa bem aveludada.

INGREDIENTES
½ abóbora japonesa (500 g se comprar já descascada)
1 cebola
1 cenoura
1 talo de salsão sem as folhas
1 dente de alho
1 litro de água
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de azeite
1 folha de louro
2 cravos-da-índia
100 g de gorgonzola
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
MODO DE PREPARO
Faça o pré-preparo: descarte as sementes, descasque e corte a abóbora em pedaços grandes; descasque e rale a cenoura; corte o salsão em 3 pedaços; descasque e corte a cebola ao meio, numa das metades prenda a folha de louro espetando com os cravos, pique fino a outra metade; descasque e pique fino o alho. 
Coloque a manteiga numa panela média e leve ao fogo médio. Quando derreter, acrescente a cebola picada e a cenoura ralada. Tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar. Junte o alho e misture bem. Acrescente a abóbora, a cebola cravejada e os pedaços de salsão. Regue com a água e deixe cozinhar até ferver. 
Assim que ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar com a tampa entreaberta por mais 15 minutos. Enquanto isso, numa tigela, esfarele o queijo gorgonzola com o um garfo e deixe fora da geladeira - assim ele derrete melhor na sopa quente. 
Desligue o fogo e, com uma pinça pesque e descarte os pedaços de salsão e a cebola cravejada. Transfira o caldo com os pedaços de abóbora para o liquidificador e bata até ficar liso. Atenção: segure a tampa com um pano de prato para evitar que o vapor empurre e abra a tampa. Sirva a sopa quente com o gorgonzola esfarelado por cima.
REAPROVEITE
Não jogue as sementes fora, prepare um petisco incrível.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE