PUBLICIDADE
Caarapó

Naviraí decreta situação de emergência por causa das estradas

| NAVIRAíNOTICIAS


Decreto assinado pelo Prefeito Zelmo de Brida (PMDB), caracteriza como de emergência a situação na área rural do município de Naviraí. O documento foi publicado nesta segunda-feira (25) no diário oficial. A medida objetiva socorrer os produtores rurais que as vésperas da colheita da safra vêem estradas danificadas e pontes destruídas por causa das chuvas do final de 2009 e inicio deste ano.

Apenas no mês de dezembro choveu 302 milímetros e até o dia 20 de janeiro as precipitações já somaram 163 milímetros no município. A chuva, bem maior que a média costumeira, provocou inundações, fortes enxurradas, desmoronamento de aterros, rompimento de tubulações, quedas de pontes além da obstrução de várias estradas rurais.


De acordo com a Gerência de Agricultura, a malha viária do município de Naviraí é de aproximadamente 900 quilômetros. O responsável pela pasta, vice-prefeito Ronaldo Botelho, ressalta que será atacado em principio os pontos mais críticos. Numa reunião na ultima quinta-feira (21) na sede da Copasul, Prefeitura, Câmara, Produtores e representantes da Cooperativa, traçaram estratégia para em conjunto minimizar os problemas enfrentados na zona rural. Ronaldo e o Gerente Geral da Municipalidade Gilberto Pimpinatti, garantiram todo o apoio para recuperação de estradas e pontes. “A prefeitura vai alugar caminhões e máquinas para somar ao que já possuímos” disse Ronaldo.

Ele também confirmou o apoio do Governo do Estado que cedeu dois caminhões para o trabalho. Ao mesmo tempo uma equipe da Prefeitura trabalha junto a proprietários rurais que possuem cascalheira em suas áreas. “Nesta segunda vamos a Campo Grande junto ao Imasul para conseguir licenciamento para retirada de material das cascalheiras” afirmou o Vice-Prefeito.



BOA SAFRA
Ao mesmo tempo em que corre contra o tempo para recuperar trechos danificados das estradas pela chuva, as autoridades municipais comemoram o prognóstico de uma boa safra 2009/2010. Segundo Antônio José Meireles Flores “Tuca” da Copasul a previsão é de colheita de 2 milhões de sacas no município de Naviraí. Segundo previsão a partir da segunda semana de fevereiro algumas áreas já começam a ser colhidas a partir da segunda semana de fevereiro.

A previsão é de safra recorde nos 42 mil hectares de agricultura. Ás áreas com maior produção de soja são da região da Sta Marta e estrada do Porto Caiuá.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE