PUBLICIDADE
Caarapó

Chá Verde: Amigo da boa forma e saúde

Farmacêuticas da Farmácia Popular de Manipulação em Dourados, falam sobre a importância do Chá verde para manter a boa forma e a saúde.

| CAARAPONEWS


 As virtudes medicinais do chá verde são de conhecimento milenar, especialmente seu efeito estimulante. Mas hoje, a ciência está comprovando suas propriedades terapêuticas e cosméticas. E isso está acontecendo com o chá verde (também conhecido como banchá), considerado atualmente um aliado da saúde por ser rico em substâncias antioxidantes.

A Sociedade Brasileira de Médicos Antroposóficos vai mais além e defende que consumir chá verde regularmente ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, artrose, aterosclerose e outras doenças degenerativas. As virtudes do chá verde na prevenção do câncer vêm do fato de que ele é rico em bioflavonóides e catequinas, substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores.

 Além de conter manganês, potássio, ácido fólico e as vitaminas C, K, B1 e B2, ajuda a prevenir doenças cardíacas e circulatórias por conter boa dose de tanino: o consumo diário desse chá diminui as taxas do LDL (colesterol que faz mal à saúde) e fortalece as artérias e veias.

Segundo a Farmacêutica Paula Luisa* as boas notícias não acabam aí: “está comprovado que o chá verde acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordura corporal. Um dos estudos realizado comprovou que a ingestão de chá verde aumenta 4% a queima de calorias no organismo”.

Pesquisadores acreditam, ainda, que o hábito de beber chá em vez de café é um dos fatores responsáveis pelo menor índice de infarto em países do Oriente. E como se não bastasse, comprovou-se também que as substâncias presentes no chá verde ajudam a prevenir cáries, têm ação antiinflamatória e antigripal, ativam o sistema imunológico e regeneram a pele. Substâncias presentes na Camellia sinensis também dissolvem gorduras e são eficazes no tratamento de celulite e gordura localizada. E para e pele mais um benefício: por ser rica em tanino, substância com propriedades anti-séptica e adstringente, a planta é indicada também para limpar e equilibrar peles oleosas.

Alem do chá verde, encontramos também o cha branco e preto, os três são extraídos a planta Camellia sinensis, mas processados diferentemente para alcançar níveis variados de polifenóis. O Chá Branco entre todos os chás conhecidos é o que apresenta maior concentração de polifenóis além de outros antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular. O Chá preto contém uma quantidade maior de cafeína.

As farmacêuticas Paula e Lidiane* alertam ainda para a quantidade máxima que deve ser ingerida do chá por dia: 1,5 gramas. Tomado em excesso, o chá pode causar irritabilidade, insônia, tontura e palpitação devido presença de cafeína.

Farmácia Popular de Manipulação Av. Marcelino Pires, 1650 e Av. Weimar G. Torres,  2053, fones: 3423-8383/3423-8585. “Natureza e Tecnologia Interagindo em Perfeita Harmonia”.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE