PUBLICIDADE
receita

Peru de Natal completo

| PANELINHA


Foto: Divulgação

O peru é um clássico na ceia de Natal. E como todo bom assado, é feito em etapas e leva tempo, mas o resultado vale a espera! Este, perfumado com tangerina e sálvia, fica divino graças a uma técnica especial... E ainda tem um molhinho com caldo caseiro, feito do próprio peru.

INGREDIENTES
1 peru de 5 kg
100 g de manteiga
½ xícara (chá) de vinho branco
1 tangerina (ou laranja)
ramos de sálvia para decorar

MODO DE PREPARO

Para manter a textura, o certo é descongelar o peru de maneira lenta e uniforme. Para isso, coloque o peru ainda na embalagem sobre uma assadeira e leve para a geladeira. Deixe descongelar por cerca de 48 horas.
Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta). Separe um pano de prato velho e limpo. Corte o pano ao meio para formar um quadrado - ele vai ser usado na hora de secar e assar o peru, depois descartado.
Retire o peru (descongelado) da geladeira e reserve os miúdos para fazer o molho. Para amenizar o sabor artificial do tempero pronto: coloque o peru numa tigela grande e lave sob água corrente. Cubra com água limpa e deixe de molho por 10 minutos. Descarte a água e repita o mesmo processo mais uma vez - isso serve para tirar o excesso de tempero do peru.
Numa panela, derreta a manteiga com o vinho e desligue o fogo.
Com o pano de prato, seque bem o peru e transfira para a assadeira. Coloque o pano na panela com o vinho e a manteiga derretida; esprema para retirar o excesso e cubra o peito e as asinhas do peru com o pano. Cruze as coxas e amarre com um barbante ou coloque sob a pele do peru. Corte a tangerina ao meio e coloque uma metade na cavidade, deixando outra para tampá-la.
Leve a assadeira ao forno e deixe assar por 30 minutos. Reduza a temperatura para 180 ºC (temperatura média) e continue assando por mais 3 horas - a cada 30 minutos, retire o peru do forno e pincele com o vinho e a manteiga.
Atenção: se você for fazer o molho com o caldo caseiro, depois da primeira meia hora de forno vai precisar colocar os legumes e miúdos para assar por 1 hora junto com o peru.
Para verificar se o peru está assado, fure a coxa com uma faquinha: se o líquido escorrer limpo, sem sangue, está no ponto. Se tiver sangue, é sinal de que ainda está cru e deve assar por mais alguns minutos. Caso a pele do peru comece a dourar em excesso, cubra com um pedaço de papel-alumínio.
Quando o peru terminar de assar, retire a assadeira do forno e, com uma pinça, retire e descarte o pano da ave. Se quiser, decore com ramos de sálvia, pincele-os com o restinho de manteiga e vinho e leve ao forno por mais 10 minutos, apenas para terminar de dourar o peito.
Transfira o peru para uma tábua de corte. Cubra com papel-alumínio para não esfriar e deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de servir.

 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE