PUBLICIDADE
receita

Peru de Natal

| COMIDINHAS DO CHEFE


Foto: Divulgação

Sem sobra de duvidas essa é a receita mais pedidas e dessa lista é a unica receita que não pode faltar na ceia de natal.

Ingredientes
1 peru limpo
3 xícaras (chá) de vinho branco
1/2 xícara (chá) de vinagre
5 dentes de alho
2 cebolas graúdas picadas
1 cenoura picada
4 folhas de louro
6 cebolinhas-verdes
1 ramo de manjericão
10 talos de salsa lisa
Sal e pimenta-do-reino (a gosto)
Recheio
Moela e fígado do peru
4 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
1 cebola graúda picadinha
4 tomates sem pele picadinhos
200 g de presunto picado
1 kg, aproximadamente, de farinha de mandioca
4 colheres (sopa) de salsa picada
2 ovos cozidos e picados

Como Fazer Peru de Natal
Tire a embalagem com miúdos, em seguida lave bem a ave em água corrente, coloque as asas para traz e enfie um palito para que trave.
Misture o vinho branco, o vinagre, o sal e o dente de alho amassado dentro de uma vasilha, junte as cebolas picadas, a cenoura picada, folhas de louro, talo de salsa, a cebolinha-verde, o manjericão e a pimenta-do-reino. Em seguida reserve.
Com um garfo de cozinha fure o peru , no peito e nas coxas. Despeje por cima a marinada esfregando com um pincel. Coloque um pouco do molho no interior do peru e deixe marinando de um dia para o outro.
Em uma panela cozinhe moela, o fígado e o coração até que fiquem macios. Corte em pedacinhos e refogue com cebola picada bem fina e os tomates, quando começar a dourar junte o presunto picado as azeitonas e a farinha de mandioca, mexer até obter uma farofa úmida. Retire do fogo, acrescente sal, a salsa picadinha e pedaços dos ovos cozidos.
Misture e reserve.

Recheio
Retire o peru do molho, coloque-o em uma forma funda e grande, em seguida coloque o recheio dentro do peru até encher, aperte bem a abertura e costure a pele com linha grossa, cruze as “perninhas” e amarre com uma linha, de um no bem forte.
A seguir limpe o peru por fora o deixando bem sequinho, passe com um pincel manteiga no peru todo, jogue azeite ou óleo no fundo da forma.
Fure novamente o peru com o garfo, cubra todo o peru com uma folha de papel-alumínio, despeje todo aquele molho que estava na vasilha envolta do peru na assadeira.
Levar ao forno pré-aquecido deixe assando em fogo alto, regue-o de vez em quando com o molho da assadeira, levantando o papel alumínio.
Quando a carne estiver macia, retire o papel alumio e deixe até que doure.
Pronto!


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE