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Seis exercícios para quem não quer saber de musculação

| CORREIO DO ESTADO / NAIANE MESQUITA


Corridas ajudam na perda de peso e aumento da resistência - Divulgação

Na busca por uma vida mais saudável, o exercício físico está no topo da lista de cuidados essenciais, mas que nem todo mundo consegue colocar em prática. Entre as principais reclamações está a falta de afinidade com determinado exercício e principalmente com as academias tradicionais, voltadas para a musculação. 

De acordo com o educador físico, professor e personal trainer, Geovany Rafael Bisol, se sentir deslocado na academia é comum. “Muitas pessoas dizem que não se sentem bem, que não conseguem se sentir fazendo parte de algo interessante ao frequentar uma academia', explica. 

Porém, isso ainda não é desculpa para abraçar o sedentarismo, que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é o quarto maior fator de risco de mortes no mundo. Praticar exercícios físicos é fundamental para prevenir as chamadas Doenças Crônicas Não Transmissíveis, como hipertensão, diabetes, patologias cardiovasculares e até câncer.

Com essas informações em mente, o educador físico explica que a melhor saída para abandonar o sedentarismo é encontrar uma atividade que realmente traga prazer. “Nós costumamos observar o perfil da pessoa e o que ela está necessitando no momento para poder escolher a melhor atividade. Às vezes se ela apenas sair do ambiente da academia tradicional já ocorre uma mudança', esclarece. 

Outro ponto importante antes de começar a praticar é ter em mente que o resultado não é automático. “Os exercícios resultam em benefícios para a saúde, principalmente, e também a estética. O que a pessoa precisa ter é uma boa avaliação física e médica, que pode dar os parâmetros de como está o seu físico atualmente e assim observar o resultado ao longo do tempo', frisa. Além dos números da balança observe outras mudanças no corpo, como a resistência durante os exercícios, a flexibilidade, a perda de gordura e o aumento da massa muscular. 

Com todas essas dicas em mente, confira seis exercícios que podem te ajudar a deixar de lado o sedentarismo: 


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