PUBLICIDADE
receita

Rocambole de chocolate com creme de framboesa

| SELEçõES


Marina Gordejeva/iStock

Preparado, geralmente, com uma massa leve, o rocambole é uma ótima opção de doce para acompanhar o cafezinho. Rocambole de chocolate, de frutas... não importa o sabor, o sucesso é garantido. Mas se deseja outras sugestões, confira, a seguir, as receitas de bolos e tortas que separamos.

Ingredientes

3 ovos
75 g de açúcar
50 g de farinha de trigo
25 g de cacau em pó
1 colher (chá) de açúcar de confeiteiro
Para o recheio

125 g de framboesas frescas
200 g de queijo fresco light
2 colheres (chá) de açúcar, ou a gosto

Modo de preparo
1. Escolha uma panela grande o suficiente para colocar uma tigela refratária grande em banho-maria. Encha a panela com água até uma altura que não alcance o fundo da tigela e leve para ferver em fogo alto. Aqueça o forno a 220ºC e forre um tabuleiro fino de 23 x 30 cm com papel-manteiga.

2. Reduza o fogo e encaixe a tigela dentro dela. Coloque os ovos e o açúcar e use um mixer para bater por 12-13 minutos, até encorpar como um mousse e o mixer deixar um rastro sobre a superfície, quando levantado. Retire a tigela de dentro da panela e continue mexendo por mais 2 minutos.

3. Peneire a farinha e o cacau em pó e, usando uma colher grande de metal, junte-os à mistura, sempre mexendo em formato de “8”.

4. Distribua a massa no tabuleiro já preparado, espalhando delicadamente até cobrir toda a superfície. Asse o pão de ló por 7-10 minutos, até ele ficar firme, mas ainda flexível no topo.

5. Vire imediatamente o pão de ló sobre uma folha de papel-manteiga maior, desgrudando o papel que estava por baixo. Use uma faca serrilhada para cortar as extremidades mais duras do bolo.

6. Enrole o pão de ló a partir de uma extremidade, com a folha de papel-manteiga nova dentro dele, e deixe o rocambole sobre uma grade por 30 minutos, até esfriar.

7. Enquanto isso, faça o recheio. Amasse levemente as framboesas numa tigela. Junte o queijo fresco e o açúcar, cubra a mistura e leve para gelar até a hora de usar.

8. Desenrole cuidadosamente o pão de ló já frio e retire o papel-manteiga. Espalhe o recheio de framboesa pela superfície, deixando um pequeno espaço nas extremidades. Enrole o rocambole novamente – não se preocupe se a superfície rachar quando reenrolá-lo.

9. Polvilhe com açúcar de confeiteiro sobre o rocambole e coloque-o num prato. Corte-o em fatias e sirva.

 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE