PUBLICIDADE
Política

Suplentes de vereadores assumirão vagas em Itaporã

| ANTONIO CARLOS FERRARI


Os suplentes de vereadores Édio Barreto e Sérgio Roberto Barcellos serão empossados na noite desta terça-feira em Itaporã. Eles conseguiram na justiça, baseado em decisão judicial proferida pelo juiz da comarca, Adriano da Rosa Bastos, o direito de assumirem as vagas.


Segundo informações, os suplentes entraram com ação judicial pleiteando as duas vagas na Casa de Leis fundamentados na Constituição Federal, conforme dispõe o art.29, inciso IV.


Alegaram no processo que concorreram ao pleito de 2008, para a legislatura 2009/2012, ao cargo eletivo de vereador, tendo Sérgio Roberto Barcellos recebido 303 votos, ao passo que Édio Barreto recebeu 416 votos, ou seja, 2,90% e 3,98% dos votos válidos respectivamente.


Eles afirmaram que o Município de Itaporã dispõe de nove vagas para o cargo de vereador, porém isto se coloca em confronto da Lei Orgânica que fixa como sendo onze vagas para o cargo.


A diplomação de suplentes de vereadores lhes confere o direito de, em caso de vaga, serem legitimamente conduzidos à condição de titulares dos cargos eletivos.


Na Lei Orgânica do Município há previsão do número de onze vereadores, conforme art. 25, § 2º;


A Constituição Federal e a Lei Orgânica do Município amparam a pretensão dos suplentes, ainda que haja Resolução do Tribunal Superior Eleitoral limitando o número de vagas.


Esta resolução não pode revogar a LOM que está de conformidade com os preceitos constitucionais, pois também não houve ação direta de inconstitucionalidade antes do pleito de 2008.


Assim que tomou conhecimento da decisão judicial, o Presidente da Câmara de Itaporã, vereador Givanildo Spessoto Rondina, expediu edital de convocação a todos os vereadores para comparecerem na sessão extraordinária de hoje.


A posse acontece no Plenário da Câmara, em sessão solene às 20h30.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE