PUBLICIDADE
Geral

Venda de veículos novos cresce 20% em Dourados

| DOURADOSAGORA


Apesar da típica baixa na procura  por veículos em janeiro, o primeiro mês do ano registrou aumento de 20% nas vendas, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo concessionárias de Dourados.
Por outro lado, em todo o país, janeiro registrou queda de 27,33% nas vendas em relação a dezembro.

De acordo com o gerente de vendas Fernando Kawaguti, de dezembro para cá houve uma redução significante na procura por veículos. Ele atribui a baixa, ao retorno gradativo do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que já voltou em cerca de 50% nos casos das pick-up. Segundo ele, o Uno vem sendo um dos mais procurados na categoria 1.0, que recebe a redução.

Para o vendedor Cleberson Maldonado, o aumento em janeiro deste ano foi de pelo menos 20%. O Ford Kavemsendo é o mais procurado. O custo normal do veículo é de R$ 26.490. Com a redução ele sai por R$ 24,5 mil. Em março, o veículo volta ao preço normal.

Para suprir a demanda o vendedor disse que a empresa investiu nos estoques. Porém, alerta que o douradense que deixar para a última hora pode não encontrar o modelo ou cor desejada. Uma das estratégias é comprar veículos agora para garantir que mesmo após a volta do IPI haja bons descontos.

De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), divulgados na última segunda-feira, em todo o país foram emplacadas no período, 212.937 unidades de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. Por outro lado, em relação a janeiro de 2009, quando a crise ainda afetava o setor, foi registrado aumento de 7,85% nas vendas — na época, foram comercializados 197.433 unidades.

Ao somar as vendas de motocicletas, de 121.458 unidades, e as de implementos rodoviários (3.578), a queda chega a 25,7%. Apesar do estímulo dado ao setor pelo governo, com disponibilização de crédito e isenção de Cofins, o segmento de motos não mostrou recuperação, e sofreu queda de 23,12% sobre as vendas de dezembro.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE