PUBLICIDADE
Caarapó

Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus de Caarapó emite nota pública


Momento de uma das reuniões realizadas pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus de Caarapó. Foto: Divulgação

O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus de Caarapó, instituído pelo Poder Executivo municipal para coordenar as ações de prevenção e combate ao avanço da Covid-19 no município, acaba de emitir nota pública, em razão do resultado negativo de teste para a doença de um caso suspeito registrado na sede do município.

A nota alerta ainda para a necessidade do respeito às medidas adotadas em nível municipal, como o isolamento e distanciamento social, para que o vírus perca a força e comecem a diminuir as contaminações.

Veja a nota na íntegra:

O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus de Caarapó vem, por meio dessa nota, informar a população que o caso suspeito de COVID-19, que estava aguardando o resultado, deu NEGATIVO. Porém, também lembramos e reforçamos que, em virtude do crescimento vertiginoso dos casos positivos em nosso país, bem como as mortes causadas pela COVID-19, temos que continuar mantendo ao máximo o isolamento social, para que o vírus perca a força e comecem a diminuir as contaminações.

Infelizmente, não temos muito para comemorar, pois está ocorrendo um aumento de casos positivos de COVID-19 em nosso Estado – Mato Grosso do Sul -, inclusive com uma morte confirmada. O que nos preocupa e muito é que, nesse período do mês (entre dia 01 e 10) ocorre normalmente um aumento natural do fluxo de pessoas no comércio das cidades, devido ao recebimento de seus vencimentos (salários e benefícios).

Por isso, sugerimos que o comércio de nosso município, em especial aos do gêneros alimentícios, redobrem os cuidados e precauções referentes ao controle e circulação de pessoas dentro de seus estabelecimentos, tomando e seguindo as devidas orientações do Ministério da Saúde para locais de circulação de grandes quantidades de pessoas: desestimulando a formação de filas, aglomerações e mantendo o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas, reforçando a higienização das mãos e objetos de contatos comunitários e disponibilizando álcool em gel 70% nas áreas de circulação com o devido monitoramento pelos funcionários do estabelecimento, bem como nos pontos de entrada e saída dos clientes e próximo aos locais de contato manual frequente, como as gôndolas, corrimãos e portas.

Sabemos da importância da manutenção desses serviços para a nossa população, pois a restrição total poderia levar ao pânico e correria. Por isso, estamos atentos e não podemos esquecer que esse aumento na circulação de pessoas pode aumentar os riscos da contaminação pelo Coronavírus e, consequentemente, o aumento da COVID-19.

Reforçamos mais uma vez a população que nosso trabalho e nossas ações são pautadas nas normas e decretos federais, estaduais e municipais e que diuturnamente estamos trabalhando muito em cima de medidas de contenção ao avanço do Coronavírus em nosso município, mas sabemos que sozinhos não conseguiremos vencer essa guerra invisível e em muitos casos até mortal. A participação e conscientização de todos será muito importante nesse momento.

Silvio Antonio Ueda - presidente do Comitê de Enfrentamento ao COVID-19 de Caarapó


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE