PUBLICIDADE
receita

Cuscuz de milho com castanha-de-caju

| PANELINHA


Foto: Divulgação

Cuscuz de milho não é só café da manhã. É um ótimo acompanhamento para variar as refeições. Nesta receita, depois de cozido ele é passado na frigideira com manteiga e castanha para ganhar mais uma camada de sabor e de textura. Ótimo para servir com receitas ensopadas ou com molho.

INGREDIENTES
1 xícara (chá) de farinha de milho flocada para cuscuz pré-cozida
⅓ de xícara (chá) de castanha-de-caju torrada sem sal
½ xícara (chá) de água
½ colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de manteiga
MODO DE PREPARO
Numa tigela misture a farinha de milho com o sal. Regue com a água aos poucos, misturando com uma colher (ou com as mãos) para umedecer bem a farinha – a textura deve ficar como a de areia molhada. 
Deixe a farinha hidratar por 5 minutos – assim os flocos ficam mais macios ao cozinhar no vapor. Enquanto isso, pique grosseiramente as castanhas-de-caju.
Preencha o fundo da cuscuzeira com água e encaixe o cesto de vapor na panela. Transfira a farinha de milho hidratada para o cesto, sem compactar. Tampe e leve para cozinhar em fogo alto. 
Assim que começar a ferver (vai sair um leve vapor pela lateral da tampa), abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 5 minutos, ou até o cuscuz ficar bem macio. Verifique ao abrir a tampa: o cuscuz deve estar inflado, macio ao toque.
Desligue o fogo e, com cuidado para não se queimar ou virar o cesto, puxe a haste central para desenformar cuscuz. Transfira para uma tigela e desfaça o cuscuz com um garfo.
Leve uma frigideira grande com a manteiga ao fogo médio. Quando derreter, adicione as castanhas picadas e mexa por 1 minuto para perfumar. Junte o cuscuz e  mexa por 2 minutos para incorporar os sabores. Sirva a seguir.
FARINHA DE MILHO COMUM
Caso você não encontre a farinha de milho pré-cozida, basta deixar a farinha hidratar por 10 minutos e cozinhar o cuscuz no vapor por mais tempo.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE