PUBLICIDADE
Caarapó

Comitê emite comunicado sobre assuntos relacionados ao coronavírus em Caarapó

| CAARAPONEWS


Momento de uma das lives transmetidas direto do CaarapoNews. Foto: Reprodução

O comitê de Enfrentamento e Combate ao Coronavírus de Caarapó, vem a público trazer algumas informações e esclarecimentos a população do município.

Nos últimos dias a cidade de Caarapó vem passando por alguns fatos polêmicos e que acabaram gerando algumas interpretações errôneas e até maldosas sobre o assunto, mas com certeza de grande apreensão e medo a todos.

“Gostaríamos de esclarecer que o comitê juntamente com a administração municipal, vem trabalhando diuturnamente no combate e contenção ao avanço do corona vírus em nosso município e tomando todas as medidas necessárias para que isso aconteça sempre respeitando as normas e preceitos orientados pelo Ministério da Saúde e Secretária Estadual de Saúde do nosso Estado, todas as nossa ações e decisões são pautadas nesses órgãos e nenhuma deliberação é tomada sem que se estude e discuta cada pauta, nada é feito sem realmente estarmos embasados nas normativas legais”, afirmou o Dr Silvio Ueda.

Somente a título de esclarecimento, os dois casos de Covid-19 positivos que foram identificados em nosso município até o presente momento, vieram de outra localidade, portanto não foram adquiridos aqui, até por conta disso no boletim oficial do estado não aparece nenhum caso confirmado em Caarapó, pois estes vão sair no boletim da cidade de origem dos infectados. Apesar de já termos vários casos suspeitos no município onde foram colhidos exames e enviados para o laboratório LACEN, todos até o momento foram negativados, salvo estes dois que foram positivos.

“Apenas para tranquilizarmos nossa população, mas não para diminuirmos nossas medidas de prevenção, informamos que as pessoas que foram colocadas em isolamento domiciliar, devido ao fato de ter tido contato com os infectados pelo vírus, todos já foram liberados para retornarem a suas vidas normais e que nenhuma dessas pessoas desenvolveram sinal ou sintomas de terem sido contaminadas, inclusive foram realizados alguns testes rápidos que atestaram negativo para a doença *(IgM) Covid-19 e ou anticorpos *(IgG) contra a mesma. E que as duas pessoas que estavam doentes, foram acompanhadas em suas residências de origem e também se recuperaram bem e estão assintomáticos”, salientou o médico.

*IgM – Indica que você está com a doença em curso.

*IgG – Indica anticorpo, isto é: que você teve a doença.

Portanto somente para esclarecimento os testes realizados pelo laboratório central do estado LACEN, são de total confiabilidade e que os 2 testes foram realmente positivos sem sombra de dúvidas e que não existe conhecimento oficial de nenhum outro teste que tenha dado resultado negativo nestes dois casos. Temos sim informações que foram realizados exames recentes com resultado IgG positivo, isto quer dizer que tiveram a doença e que agora só apresentam os anticorpos para mesma.

Norma técnica sobre o teste realizado pelo laboratório LACEN de Campo Grande

Teste Molecular – RT-PCR em tempo real:

É o teste padrão-ouro para o diagnóstico de infecção por coronavírus, cuja técnica detecta o RNA viral em amostras coletadas por swab da cavidade nasal e orofaringe, por aspirado de secreção da nasofaringe ou até de vias aéreas inferiores. Até esse momento, é considerado o método de referência no Brasil para confirmar Covid-19. Apresenta como desvantagens o tempo necessário entre a coleta e a disponibilização do resultado, além da necessidade de estrutura laboratorial e de equipe técnica qualificada para sua realização.

O RT-PCR permanece sendo o teste de escolha para pacientes sintomáticos na fase aguda. O Ministério da Saúde recomenda que o teste seja coletado entre o 3º e 7º dias de sintomas, preferencialmente, quando a carga viral é maior, podendo ser coletado até o 10º dia.  Após o sétimo dia a positividade do RT-PCR começa a cair, chegando a 45% entre os dias 15 e 39.

Possui alta sensibilidade e especificidade, especialmente nos primeiros dias de sintomas. Casos com RT-PCR positivo não necessitam realizar investigação diagnóstica complementar, esses casos devem ser tratados como casos confirmados de COVID-19.

Porém pode se ter testes falsos negativos, isto é o paciente está infectado, mas devido a alguns fatores o vírus não foi detectado na amostra enviada ao laboratório como segue abaixo algumas situações

• Má qualidade da amostra, contendo pouco material do paciente;

• A amostra foi coletada em uma fase muito precoce ou tardia da infecção;

• A amostra não foi manuseada e enviada adequadamente;

• Razões técnicas inerentes ao teste, como mutação do vírus ou inibição de PCR.

“Gostaríamos de salientar que nossas equipes de saúde estão empenhadas no sentido de prestar o melhor atendimento a nossa população, segue algumas orientações para melhor direcionar nossos pacientes”,observou Ueda.

Fluxograma de atendimento das síndromes gripais de segunda a sexta feira no município de Caarapó fica sobre a responsabilidade das unidades básicas de saúde, que farão o atendimento e monitoramentos destes pacientes, sendo encaminhado para o hospital apenas os casos mais graves.           

Unidades de saúde (ESFs, Cristalina, Nova América e aldeia) das 7 às 11h e das 13 às 17h. PAM das 7 às 23h.

Em relação aos atendimentos de urgência e emergência continuam sendo feitos no Hospital Beneficente São Mateus, que já era referência do município para estas situações.

“Estamos trabalhando muito em cima de medidas de contenção ao avanço do Vírus em nosso município, mas sabemos que sozinhos não conseguiremos vencer essa guerra contra a Covid-19, a participação e conscientização de todos será muito importante nesse momento. Não deixe o julgamento, o preconceito e a discriminação tornar-se maior do que a doença, o que todos precisam neste momento é compreensão, apoio e humanidade”, disse o Dr Silvio.

O comitê de Enfrentamento e Bombate ao Coronavírus de Caarapó é composto de aproximadamente 20 membros entre titulares e suplentes, de vários seguimentos da nossa sociedade e todas as decisões e normativas já publicadas e deliberadas são discutidas e decididas pela maioria dos seus membros. Portanto somente para esclarecimentos, não temos autonomia de deliberar ou decidir nada sem passar por apreciação e aprovação dos membros do comitê, bem como também pela controladoria e pelo poder executivo do nosso município.

Certos de contarmos com vossa atenção e compreensão, antecipamos nossos agradecimentos.

Silvio Antonio Ueda

Comitê de Enfrentamento e combate ao COVID-19/Caarapó/MS


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE