PUBLICIDADE
Caarapó

Mais um caso de Covid-19 acaba de ser confirmado em Caarapó

| CAARAPONEWS


Prefeito André Nezzi (E), Dr Silvio Ueda e Francsico Júnior. Foto: Reprodução

O Comitê de Enfrentamento e Combate ao Coronavírus de Caarapó, a Vigilância Epidemiologia e o prefeito André Nezzi, vem a publico informar a população que mais um caso de Covid-19 acaba de ser confirmado no município. 

Segundo o presidente do comitê, o médio Silvio Antonio Ueda, durante esta semana as equipes de saúde do município fizeram o monitoramento de várias pessoas com síndromes gripais que procuram as unidades ESFs, bem como o PAM, Hospital Beneficente São Mateus, distrito de Nova América e Cristalina e Aldeia Te’ Yikue.

Em relação aos 2 casos positivos da aldeia, informamos que foram todos monitorados inclusive realizados vários exames (Testes rápidos e Swab), que deram resultados negativos e durante está semana foram encerrados os monitoramentos e isolamentos, tanto destes bem como dos contatos, isto quer dizer que já saíram da quarentena e estão curados da Covid-19 e mão foram identificados nenhum contato positivo nestes dois casos.

Durante a semana também foram colhidos alguns exames e enviados para o LACEN (Laboratório Central do Estado), de casos suspeitos e sintomáticos para a Covid-19, tanto no município como na unidade sentinela da aldeia.

OBS: A SESAI preocupada com a disseminação e contaminação do vírus dentam das aldeias do estado, vem montando o que chamamos de Unidades Sentinelas, isto é: as equipes de saúde foram à coleta de exames semanalmente dentro da aldeia em pessoas que apresentam síndromes gripais e/ou suspeitarem de Covid-19.

“Em relação as coletas realizadas durante este semana, que totalizaram 5. Informamos que ainda estamos aguardando os resultados de 4 exames, mas que já recebemos o resultado de 1 e infelizmente foi positivo para a Covid-19 e é muito provável que dentre as próximas horas teremos a confirmação de mais um caso, pois os sinais e sintomas são característicos e é contato é muito próximo deste positivo”, observou Ueda.

“Assim que tomamos conhecimento destas duas pessoas que poderiam estar contaminadas pelo corona vírus, nossas equipes já foram acionadas e junto com a vigilância epidemiológica, se deslocaram até o endereço das mesmas, para fazer o levantamento e já colher os exames, orientando sobre o isolamento e o distanciamento social destes pacientes, que são duas pessoas muito conscientes, orientadas e também responsáveis, pois assim que foi levantado a suspeita, já tomaram todos os devidos cuidados e não tiveram contato com mais ninguém, evitando assim a contaminação e disseminação do vírus. Salientando que a contaminação deles não se deu em nosso município e sim fora, pois os mesmos trabalham em outros municípios e está suspeita de contaminação se deu quando uma delas procurou atendimento médico na cidade que se encontravam, sendo levantado essa hipótese e orientado a não terem contato com outras pessoas para não correr o risco de transmissão, foi o que fizeram e também informamos que já estavam fora de Caarapó a alguns dias, isso quer dizer que tiveram contato com o vírus em outra cidade”, salientou o Dr Silvio.

“Informamos ainda que esses dois pacientes estão em tratamento e quarentena domiciliar e como estão isolados não apresentam maior risco de transmitir o vírus a outras pessoas, pois sabemos que a transmissão só acontece se houver o contato direto da pessoa com o vírus”, afirmou o médico.

“Sabemos que a micro região de Dourados, onde pela proximidade nossa cidade também faz parte, hoje é o epicentro dos casos positivos de Covid-19 19 e os números só vem aumentando diariamente, que nos preocupa e muito, pois infelizmente muitas pessoas ainda não se conscientizaram e vão principalmente em Dourados diariamente sem se o mínimo de cuidado com a segurança, podendo se contaminar e trazer o vírus a tiracolo para o nosso município” frisou o médico.

“Sendo o comitê mais uma vez reforça a importância do isolamento social, distanciamento das pessoas, usar mascaras facial em todos os lugares, evitar as aglomerações, festas e encontros familiares e entre amigos, evitar o tereré, o narguirê entre outras medidas para conter o avanço deste vírus principalmente em nosso município”, observou Ueda.

“Estamos trabalhando muito para conter esse vírus, mas precisamos de você cidadão neste momento para vencer esta batalha”, finalizou o médico Silvio Antonio Ueda.

Conforme boletim estadual, Mato Grosso do Sul até a publicação desta matéria, conta com o total de 2.132 casos confirmados, com uma taxa de mortalidade de 1%, o que significa a morte de 21 pessoas pelo Covid-19.

Sendo que Dourados lidera com 493 casos confirmados. Já em Caarapó até o presente momento, são seis casos positivos, sendo dois de Osasco/SP, dois indígenas e dois na sede do município.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE