PUBLICIDADE
Caarapó

Caarapó implanta o Projeto Música MS

| ASSESSORIA


 

A prefeitura de Caarapó promoveu no último dia 3 deste mês o lançamento do Projeto “Música MS”, uma iniciativa da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul voltada à formação musical. O evento foi realizado no Centro da Criança e teve a participação do prefeito Mateus Palma de Farias (PR), da vice-prefeita Teresinha Batista (PT), da coordenadora do Núcleo de Música da Fundação de Cultura de MS, Ângela Finger, e do secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Roberto Sanches Nakayama, entre outras autoridades convidadas.

Na cerimônia, Mateus Palma de Farias assinou o convênio que formaliza a parceria com o governo do Estado para a execução do projeto, que consiste em oferecer gratuitamente Curso de Violão, Teoria Musical, História da Música, Leitura de Partitura e Música de Câmara, pelo período de dois anos, a 64 alunos com idade entre 12 e 18 anos da educação básica da rede pública municipal e estadual de ensino de Caarapó, incluindo a aldeia indígena Te’ýikue. O curso terá a coordenação do Departamento de Turismo e Cultura, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

De acordo com a coordenadora do Departamento de Turismo e Cultura, professora Teresinha Batista, Caarapó é uma cidade de muitos talentos, com músicos autodidatas que aprenderam a tocar na informalidade ou por influência dos pais, parentes e amigos. “Muitos tiveram acesso à teoria musical através das igrejas, aprenderam a gostar de tocar, violão, viola, violino, cavaquinho, sanfona, flauta, pandeiro e outros instrumentos musicais e agora têm a oportunidade de aperfeiçoar os seus conhecimentos”, afirmou.

Teresinha Batista acrescentou que o projeto vai agregar conhecimento formal na área de música através de uma ação continuada, com o objetivo de fortalecer a cultura local. “No decorrer do processo, esperamos compor uma orquestra de violão em nosso município”, disse.

O evento contou com a apresentação da Banda Municipal “Villa Lobos”, de Caarapó, e do concertista e maestro da Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande e professor do curso de música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em Campo Grande, Eduardo Martinelli.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE