PUBLICIDADE
Tereza Cristina

Ministra fala em crescer ‘sem derrubar uma árvore sequer’

A ministra alegou que apenas 8% do território brasileiro é ocupado por lavouras e que elas “ainda não atingiram a plenitude de sua produtividade”

| PLENO NEWS


Foto: PR/Isac Nóbrega

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou que o Brasil poderia intensificar a produção de comida para atender mercados internacionais “sem derrubar uma árvore sequer”. Segundo ela, seria uma forma de otimizar o uso global de recursos naturais.

A ministra alegou que apenas 8% do território brasileiro é ocupado por lavouras e que elas “ainda não atingiram a plenitude de sua produtividade”.

– Podemos crescer muito mais com as tecnologias que vem sendo desenvolvidas – disse em evento virtual promovido pela CBI (Climate Bonds Initiative), realizado nesta terça-feira (23).

Sobre a pandemia, Tereza Cristina ainda afirmou que as propagações recentes decorreram de zoonoses virais pelo manejo inadequado de animais para consumo humano.

– Basta lembrar que todas as pandemias vividas recentemente decorrem de zoonoses virais das quais a maioria delas surgem a partir do manejo insustentável de animais criados de maneira inadequada para o consumo humano. Na mitigação desse risco a agropecuária brasileira tem enorme contribuição a dar, proporcionando ao mundo alimentos seguros – declarou.

Ela garantiu que o país tem procedimentos seguros.

– Aqui no Brasil já temos protocolos que garantem animais sadios a partir da integração entre lavoura, pecuária e floresta desenvolvida pela Embrapa e que necessitam de apoio para serem universalizadas pela nossa agropecuária. Estamos passando por um triste período de pandemia e a humanidade não pode mais passar por essa experiência em todos os aspectos da vida humana – lamentou.

*Folhapress


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE