PUBLICIDADE
Caarapó

Caarapó amplia esgotamento sanitário

Administrado pela prefeitura, o projeto está sendo executado pela empreiteira Engesul

| ASSESSORIA


A prefeitura de Caarapó está executando mais um projeto de esgotamento sanitário na cidade. Trata-se da implantação de mais de 8 mil metros lineares de rede, o suficiente para atender 400 famílias – ou 1,6 mil pessoas diretamente com ações de saneamento básico.
 

  Conforme o Setor de Engenharia e Projetos da prefeitura, estão sendo atendidas as regiões do centro da cidade e parte das vilas Waldomiro e Planalto. Estão sendo aplicados mais de R$ 780 mil, entre recursos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) – viabilizados por ação do deputado federal Geraldo Resende (PMDB) - e próprios do Município. Administrado pela prefeitura, o projeto está sendo executado pela empreiteira Engesul.
    De acordo com o prefeito Mateus Palma de Farias (PR), a execução da obra deve-se à atuação parlamentar do deputado Geraldo Resende, “um grande parceiro em ações de saneamento básico e infraestrutura”. “O Geraldo é um dos parlamentares que mais têm aprovado recursos junto ao governo federal para obras em importantes setores da nossa administração”, disse o prefeito de Caarapó. “Como médico, ele sabe da importância de obras de saneamento, como o esgotamento sanitário, para a saúde da população”, acrescentou.
    Segundo o engenheiro Aparecido Flores, do Setor de Engenharia e Projetos da prefeitura de Caarapó, a sede do município tem cerca de 5 mil domicílios. “Desse total, existem atualmente 900 ligações domiciliares, ou 18% dos domicílios”, informou. Com a conclusão do projeto em andamento, as ligações poderão subir para 1,3 mil, o que representa 26% do número de domicílios. Em muitos locais há rede coletora disponível, mas os moradores ainda não efetuaram a ligação. Um dos motivos poderia ser o custo do serviço cobrado pela empresa de saneamento do Estado – a Sanesul -, que é de 50% do valor gasto com a água.
    Para aumentar a disponibilidade de rede de esgotamento sanitário em Caarapó, a prefeitura está mobilizando o Setor de Projetos para viabilizar recursos para novos empreendimentos na área de saneamento básico. “Vamos contar com o apoio dos nossos parlamentares, como o deputado Geraldo Resende, para que tenhamos condições de melhorar o atendimento nesse setor”, declarou o prefeito de Caarapó.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE