PUBLICIDADE
Geral

IBGE abre inscrição para 191.972 vagas para recenseadores

| ASSESSORIA


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) recruta quase 192 mil recenseadores para coletar informações para o Censo 2010. O IBGE prevê que cerca de 1 milhão de candidatos se inscrevam no processo seletivo, cujas inscrições começaram nesta sexta-feira (26). O G1 falou com especialistas e traz dicas de estudo para a prova, que será em 30 de maio - veja aqui as informações sobre o concurso.


O recenseador receberá uma lista de endereços e visitará os 58 milhões de domicílios para fazer a coleta de dados com computadores portáteis. De acordo com a assessoria de imprensa do IBGE, em 2007, para 80 mil vagas de recenseador, foram 750 mil inscritos – foram visitados 34 milhões de domicílios em cidades com até 170 mil habitantes.


Apesar de se tratar de um trabalho temporário - o contrato de trabalho terá duração de um mês, podendo ser prorrogado pelo mesmo período conforme a necessidade, e tem duração máxima de até 5 meses -, o instituto informa que é uma boa oportunidade para ganhar experiência e contar pontos para o currículo. Os contratados terão seu desempenho avaliado mensalmente.


O candidato deve ter nível fundamental completo. A remuneração será calculada de acordo com a quantidade de questionários preenchidos - média de R$ 1 mil para cerca de 300 entrevistas.


O IBGE informa que os recenseadores deverão se inscrever para trabalhar nos locais onde moram – a coleta deverá ser feita o mais perto possível de suas residências para não haver despesas de transporte nem hospedagem.
 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE