PUBLICIDADE
Caarapó

Hospital Beneficente São Mateus apoia Campanha Agosto Dourado

| CAARAPONEWS


Foto: Divulgação

O Hospital Beneficente São Mateus de Caarapó e sua equipe de enfermagem e médicos está apoiando a Campanha Agosto Dourado. A mesma foi oficialmente criada e lançada no ano de 2017 pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

A cor escolhida para campanha significa o “Padrão ouro de qualidade do alimetno”.

A proposta da campanha Agosto Dourado é estimular e conscientizar a importância da amamentação materna para planeta mais saudável .

Em  Caarapó a técnica de enfermagem Regiane Aparecida de Oliveira, é  uma das responsáveis pela campanha.

Benefícios do Aleitamento Materno

O leite materno contém nutrientes e enzimas perfeitamente balanceadas, com substâncias imunológicas que protegem o bebê e provêm tudo o que a criança necessita no seu comecinho de vida. O ato de amamentar também supre as necessidades emocionais e diminui a ansiedade de ambos, por meio desse primeiro contato pele a pele e olhos nos olhos.

Fora grande vantagem do vínculo efetivo que o ato cria esse leite ainda protege a criança contra infinidade de problemas.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a lista é extensa. O aleitamento materno protege contra doenças alérgicas, diversos tipo de câncer, desnutrição, diabetes mellitus, meningites, sarampo e outras doenças infecciosas. E ainda promove melhor desenvolvimento neuropsicomotor infantil e cognitivo, aumenta o QI, promove melhor padrão cardiorrespiratório durante alimentação, melhor resposta às imunizações e melhor equilíbrio emocional;

“Não é só o bebe que sai ganhando, a mãe que amamenta sente-se mais segura e menos ansiosa, tem diminuição mais rápida do volume útero, corre menos risco a hemorragia no pós-parto, ter anemia, contrair câncer de mama e de ovário, é menos propensa á osteoporose, volta ao peso normal mais rapidamente e está protegida de engravidar”, observou a médica pediatra Janaina Severo Lins, do corpo clínico Hospital Beneficente São Mateus Caarapó.

Recomendação

O Ministério da Saúde recomenda que é fundamental em tempos de Covid-19, pela disseminação do vírus através das gotículas respiratórias, os seguintes cuidados gerais sejam tomados; Lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos antes de depois de tocar o bebe; Usar máscara facial de pano (cobrindo completamente boca e nariz) durante as mamadas evitar falar ou tossir durante a amamentação; A máscara deve ser imediatamente trocada em caso de tosse ou espirro ou a cada nova mamada; Evitar que o bebê toque o rosto da mãe, especialmente boca, nariz, olhos e cabelos; Após a mamada, em caso de mães com suspeitas ou confirmadas de COVID-19, os cuidados com o bebê (banhos, sono) devem ser realizadas por outra pessoa na casa que não tenha sintomas ou que não seja também confirmado de Covid-19. Em caso de troca de fraldas, o uso de luvas cirúrgicas ou de procedimentos descartáveis é recomendado.

 Caso a mãe não se sinta confortável ou não deseje amamentar e opte por extrair o leite para que ele seja oferecido ao bebê por outra pessoa da casa, é importante.

Com informações de Diego Bachi Barros, gestor em saúde do Hospital Beneficente São Mateus

(Abaixo a equipe de enfermagem setor maternidade e administrativo)


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE