PUBLICIDADE
dica

Como fazer cuscuz: tradicional e variações!

| SELEçõES


Foto: Robério Junior

Feito à base de flocos de milho cozidos no vapor, o cuscuz é uma comida tipicamente brasileira. Fácil, rápido e gostoso, se você quer aprender como fazer cuscuz então veio ao lugar certo. 

Feito na cuscuzeira ou na panela a vapor, seu preparo é rápido e prático! 

(Imagem: Tatiane Silva/iStock)O cuscuz é um prato típico do Nordeste. Costuma ser servido no café da manhã, acompanhado de manteiga, queijo e ovos mexidos; e no almoço, servido com carne seca e acompanhamentos. 

Mas engana-se quem pensa que o cuscuz é apreciado apenas no Nordeste. Ele se popularizou e hoje é uma pedida clássica em todos os estados. E parte do seu sucesso se deve ao fato de que os pratos podem ser bem diversificados.

Leia mais: confira 11 opções deliciosas de tapioca

O cuscuz marroquino, por exemplo, pode ser utilizado em um preparo com frutas secas e leite, uma opção aromática e deliciosa para quem deseja trazer mais sabor ao seu dia -- confira a receita aqui! 

Além desse, também há o cuscuz paulista, e até mesmo cuscuz doce, feito com coco ou tapioca.

Receita de cuscuz tradicional
Ingredientes1 xícara de farinha de milho flocada ou flocos de milho pré-cozidos
1/2 xícara de água filtrada
1/2 colher (chá) de sal
Modo de preparoPasso 1. Em uma vasilha funda, adicione a farinha de milho.

Passo 2. Em seguida, adicione metade da água, e misture com uma colher. Adicione a outra metade e misture mais um pouco.

Passo 3. Cubra a vasilha com um pano de prato e deixe a farinha hidratar, por cerca de 10 minutos.

Passo 4. Com o auxílio de um garfo, solte a farinha de milho na vasilha.

Passo 5. Separe uma cuscuzeira, mas caso não a possua, use uma panela a vapor. Encha com água, o suficiente para cozinhar o cuscuz -- atente-se para que a água não encoste na grande de separação. Em seguida, adicione a farinha de milho e tampe.

Passo 6. Deixe cozinhar por cerca de 10 a 15 minutos. Em seguida, solte-o com um garfo e sirva.

Agora você já sabe como fazer cuscuz. Então aproveite e confira algumas sugestões de acompanhamento para ele! Experimente-os na versão com farinha de milho, para o tradicional; com semolina, caso prefira o marroquino, e com tapioca, para o preparo de versões doces.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE