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Volkswagen lança no Brasil utilitário que estaciona sozinho


Quem nunca se deparou com uma vaga estreita na rua e sonhou com um carro que manobrasse sozinho?Provavelmente, todos que tenham um utilitário esportivo já tenham pensado nisso, por sofrer com a falta de espaço para estacionar. Para quem pode pagar R$ 100 mil em um SUV, é possível. A Volkswagen lança no país o Tiguan 2010, oferecido com o sistema chamado Park Assist (somente o sistema custa R$ 3.765).



O G1 conferiu a tecnologia que facilita estacionar em vagas paralelas e perpendiculares. Equipado com sensores e uma câmera traseira, o sistema não precisa de nenhum macete do motorista para funcionar. 
 

Para estacionar paralelamente, o motorista precisa, antes de passar pela vaga, acionar o botão de comando do sistema que fica no console central do carro. Feito isso, enquanto o motorista posiciona o carro à frente para executar a manobra, os sensores no para-choque dianteiro calculam se o Tiguan realmente caberá no espaço.
 

Se o espaço for suficiente, o carro avisa por meio de uma tela no quadro de instrumentos. Nela, é possível observar três retângulos: os dois carros já estacionados e o espaço entre eles. Apenas nas vagas mais apertadas o condutor terá de ajudar o carro. Neste caso, só será preciso movimentar o carro para frente. Mesmo assim, o volante será movimentado apenas pelo sistema, até o veículo estacionar. 
 

 Visto que o espaço é suficiente para estacionar o carro, basta engatar a ré e deixar que o carro faça o trabalho chato sozinho. Sem as mãos no volante, o motorista só dita a velocidade na manobra, controlando o pedal do freio. O SUV controla a direção do volante sobre as medidas exatas para entrar na vaga. 


Apenas nas vagas mais apertadas o condutor terá de ajudar o carro. Neste caso, só será preciso movimentar o carro para frente. Mesmo assim, o volante será movimentado apenas pelo sistema, até o veículo estacionar.
 

Não mexer no volante é a tarefa mais difícil para o condutor. Por ser um reflexo natural, controlar o impulso de dominar a direção é difícil nas primeiras tentativas. Mas, se uma reação inconsciente acontecer, o Park Assist está programado para desligar automaticamente caso o motorista force o volante. Se o desejo de controlar o carro atingir o pé que está no acelerador, o sistema também desliga em velocidades acima de 7 km/h. 


No caso de vagas perpendiculares o Park Assist funciona de forma diferente: ele apenas auxilia o condutor. Nessa situação, a ajuda vem da câmera traseira, que transmite imagens para a tela do rádio, no console central.


Assim, quando a ré é acionada, duas linhas amarelas são projetadas sobre as imagens transmitidas no display, mostrando a direção que o carro deve seguir. Se na vaga já há linhas pintadas no chão, basta alinhar as retas do sistema com as que estão no asfalto.


O carro com o sistema chega às lojas “Premium” da marca em março. O próximo carro da Volkswagen que ganhará o Park Assist será o Passat. 

 


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