PUBLICIDADE
5ª e última parcela

MS recebe última parcela de recurso federal no combate às queimadas no Pantanal

| CAMPO GRANDE NEWS


Recurso será usado na manutenção de equipamentos e custeio (Foto/Divulgação: CBMS)

Mato Grosso do Sul irá receber mais R$ 1,173 milhão em recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional para atender plano de combate aos incêndios florestais. Com a queda no índice de focos de calor, esta será a última parcela de repasse do governo federal.

A portaria publicada hoje no Diário da União autoriza empenho de R$ 1.173.536,09 para execução de trabalhos no combate às queimadas. O coordenador estadual da Defesa Civil em Mato Grosso do Sul, Fábio Catarineli, explica que o recurso será usado na manutenção de equipamentos e custeio.

Esta é a 5ª e última parcela concedida pelo ministério, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. Os repasses emergenciais foram realizados a partir do aumento do número de focos de incêndios, principalmente na região do Pantanal.

Os números de focos caíram a partir de outubro, com a chegada do período das chuvas. Este ano, o Pantanal acumula 8.535 pontos de queimada, 74% do total e, contando com a área em Mato Grosso, o bioma teve 27% destruídos pelas chamas.

Catarinelli disse que os recursos do governo federal podem voltar caso haja aumento no número de focos. Em 2019, segundo a Defesa Civil, as equipes ainda combatiam queimadas em novembro. 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE