PUBLICIDADE
Caarapó

Caarapó se consolida como importante pólo agroindustrial

| ASSESSORIA


 

O Município de Caarapó está se transformando em um importante pólo agroindustrial do Sul de Mato Grosso do Sul. De pouco mais de um ano para cá, o Município está recebendo importantes empreendimentos, que o colocam em lugar de destaque no cenário econômico do Estado.

Após o ciclo da erva-mate natural e da madeira, por muito tempo Caarapó viveu quase que exclusivamente da produção agropecuária. A indústria e o comércio, por muitos anos, não possuíam forte representatividade na economia local.

O processo de industrialização por que passa o Município está mudando esse quadro. A conseqüência imediata é a geração de empregos, fato que influencia no aquecimento do comércio e nos setores imobiliário e de serviços. Os anúncios de contratação de mão-de-obra são quase diários.

Três grandes empresas estão se estabelecendo em Caarapó: a Usina Nova América, que vai fabricar açúcar e álcool; a Agrenco Bioenergia, que vai atuar no ramo de esmagamento de soja, produção de biodiesel e co-geração de energia elétrica; e o Frigorífico Fribrasil, que está reformando e ampliando a sua planta industrial para exportar carne.

O prefeito Mateus Palma de Farias (PR) comemora o saldo positivo apresentado pelo Município no decorrer de sua gestão. Especialmente por ter na geração de emprego uma de suas principais bandeiras. “São mais de dois mil empregos diretos que teremos com as empresas em funcionamento”, observa. E mais: a cada dia, chegam famílias dos mais diferentes lugares à cidade de Caarapó, atraídas por novas oportunidades que a cidade está oferecendo.

Crescimento populacional

Segundo o IBGE, Caarapó cresceu 15,9% nos últimos três anos. Em 2005, a estimativa da população do município era de 19.587, número que saltou para 22.700 em 2007. Outro dado interessante é que entre 2000 e 2005, houve redução do número de habitantes. Sete anos atrás, a população de Caarapó era de 20.706 moradores, caindo para 19.587 em 2005 (redução de 5,7%). A partir do primeiro ano do mandato de Mateus Palma de Farias, a tendência de queda se reverteu, apresentando crescimento populacional.

“Esse crescimento pode estar ligado ao momento positivo que o município atravessa. Caarapó está em franca expansão com a geração de novos empregos e expectativa de criação de outros tantos, em razão da instalação de novas indústrias e os investimentos públicos em infra-estrutura e na área social, o que fomenta o desenvolvimento do município”, afirmou. “É gente nova que está chegando, antigos moradores que estão retornando, a gente percebe um otimismo no setor econômico, enfim, é um grande momento que estamos vivendo”, acrescentou o prefeito.

Mateus Palma de Farias disse ainda que mantém um canal de conversação com outros empresários que poderão escolher Caarapó para investir. “Existe grande chance de termos outros empreendimentos implantados aqui a partir de 2008”, concluiu.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE