PUBLICIDADE
Caarapó

Caarapó promove festival de música na reserva indígena

Com a participação de mais de 30 calouros das etnias Guarani e Kaiowá, Caarapó realizou no último dia 28 o III Festival de Música Canta Caarapó na Reserva Indígena Te´ýikue.

| ASSESSORIA


 

Com a participação de mais de 30 calouros das etnias Guarani e Kaiowá, o Departamento de Turismo e Cultura da prefeitura de Caarapó realizou no último dia 28 o III Festival de Música Canta Caarapó na Reserva Indígena Te´ýikue. No período da manhã aconteceu a eliminatória e à tarde, a grande final.

O festival, disputado nas categorias adulta e infantil, e estilos livre e gospel, apresentou a seguinte classificação: estilo livre categoria adulto – 1° lugar Isael Lemes, 2° Eliezer Benites, 3° Edmar Araújo; categoria estilo livre infantil – 1° Lídice Serrano Cavanha, 2° Dara Ramires e Vanessa Ramires, 3° Cleison Ramires Lemes.

No estilo gospel, foram estes os classificados: categoria adulto – 1° Valdir Vilhalva, 2° Valdemilsom Benites, 3° Zenil Vera; categoria estilo gospel infantil – 1° Cleide Isnard, 2°Tâmara Castelão Ricardo, 3º Nathieli Marques Fernandes. Os três primeiros classificados de cada categoria receberam troféus e premiação em dinheiro.

Prestigiaram o evento a vice-prefeita, Teresinha Aparecida da Silva Batista (PT), o vereador Agripino Benites (PT), o secretário de Desenvolvimento Econômico, Roberto Sanches Nakayama, e o capitão da Reserva Indígena, Zenildo Isnardi. O corpo de jurados foi composto por músicos da cidade de Caarapó: maestro Moisés Paiva, José Ribeiro da Silva (Zé Cabelo), Suleima Cristiane Hammuod, José Carlos (Rei do Gado) e Carlos Roberto de Castro (Garça Branca).

De acordo com a professora Teresinha Batista, coordenadora do Departamento de Turismo e Cultura, órgão subordinado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, responsável pela organização do festival, o evento transcorreu em clima de alegria e descontração, bem característico do povo Guarani-Kaiowá. Um dos pontos positivos foi a integração entre os músicos de Caarapó e da aldeia, que nos intervalos fizeram diversas apresentações.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico Roberto Nakayama, a grande participação de calouros no Festival III Canta Caarapó indígena demonstra que a decisão da administração municipal foi acertada em relação à organização da etapa específica para a reserva. “Além de nivelar tecnicamente os calouros em todas as categorias, facilitou a participação dos mesmos, uma vez que na cidade poucos se inscreviam, e ganhavam prêmios”, disse. “Acontecendo internamente, o festival acaba sendo mais justo, possibilitando a participação do calouro numa disputa equilibrada, com chances reais de ganhar premiação”, acrescentou.

Nakayama agradeceu à equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, à vice prefeita Terezinha Batista, à comissão organizadora da aldeia indígena, aos músicos do grupo Regionais do MS, que fez a parte instrumental do concurso, aos jurados e aos calouros participantes.

Os primeiros colocados receberam da prefeitura de Caarapó uma premiação em dinheiro, troféus e medalhas. A grande expectativa está voltada para o próximo dia 10, quando será realizado o III Festival de Música Canta Caarapó no ginásio de esportes, com calouros dos distritos de Cristalina e Nova América e da sede do Município.

 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE