PUBLICIDADE
dica

Café: conheça seus benefícios

| R7.COM


Shutterstock - SPORT LIFE

Desde que foi trazido ao Brasil, ainda no século XVIII, o café virou uma verdadeira febre. Nosso país, em números absolutos, fica apenas atrás dos Estados Unidos no ranking dos mais consumidores do produto no mundo. Mas, tomar tanto café é bom? Mais do que isso, ele é excelente. Tanto para quem pretende emagrecer quanto para dar um gás na hora da atividade física.

Café no treino
Quando ingerimos café, aquela sensação de alerta e de estarmos ligados no 220v ocorre por conta da cafeína – substância que atenua a sonolência e deixa o dia mais produtivo. E, de fato, muitos nem imaginam o poder que ela exerce sobre o cérebro. O consumo de uma simples xícara é capaz de estimular o sistema nervoso central a liberar dopamina para o restante do corpo (neurotransmissor da “motivação”). Isto significa que você terá mais disposição e energia para encarar as tarefas do dia a dia e, é claro, treinar de forma mais intensa.

Outro benefício relacionado ao estímulo do sistema nervoso é o aumento do foco. Assim, você dará não somente dará mais atenção à execução correta dos exercícios, como também irá se distrair menos com celular ou conversas paralelas durante o treino.

Em pesquisas realizadas no Japão, descobriu-se que o café promove um aumento de 30% na circulação capilar – que são os vasos sanguíneos menores onde ocorre boa parte do fornecimento de nutrientes e oxigênio para os tecidos do corpo. Ou seja, quando se ingere café no pré-treino, ela reduz sua percepção do nível de esforço. E isso faz com que você sinta a execução do exercício mais fácil do que é realmente – e, consequentemente, possa treinar além de seus limites.

Aliado do emagrecimento
Devido ao seu poder termogênico, a cafeína se tornou muito popular entre os suplementos para redução das medidas. A substância auxilia a perda de peso, pois tem a capacidade de quebrar o tecido de gordura, favorecendo a eliminação dos excessos. Obviamente, seu consumo precisa estar associado a uma dieta saudável para que suas propriedades contribuam para o emagrecimento.

Ainda ser um alimento termogênico, o café, se consumido ao longo do dia para obter mais disposição e energia para enfrentar a rotina de trabalho, elevará a temperatura interna do corpo e irá fazê-lo trabalhar, gastando mais calorias.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE