PUBLICIDADE
carros

Volks lança o Taos dia 27 de maio

| TERRA


Volkswagen Taos. Foto: Divulgação

A Volkswagen confirmou a data de 27 de maio para o lançamento do inédito SUV Taos. Produzido na Argentina, o carro será oferecido na mesma categoria do Jeep Compass, líder absoluto do segmento C-SUV (médio). Fizemos uma análise entre as fortalezas do Compass e as prometidas pelo Taos. Com o ataque da Volkswagen, há o que temer por parte da Jeep em cada item? 

Design
Sim. O Volkswagen Taos terá um visual primoroso e poderá roubar muitos clientes do Jeep Compass, que já está há quase cinco anos no mercado. É verdade que a Jeep acabou de atualizar o Compass e que ele tem uma grade marcante, mas o Taos será inovador. Mais assentado do que o rival, o Volkswagen Taos terá uma grade dianteira “matadora”, com um fio de led atravessando toda a frente nos dois lados do logotipo VW.

Interior
Sim. O Compass acabou de passar por um facelift e teve seu interior aprimorado. A nova central multimídia é bem maior. Entretanto, uma análise criteriosa mostra que o projeto é mais antigo e que a nova multimídia precisou ser encaixada. É claramente uma adaptação com uma tela de tamanho exagerado. Já o Volkswagen Taos traz uma “ilha digital”, inteiramente concebida junto com o projeto do carro. Portanto, o acesso à multimídia do Taos é mais natural do que à do novo Compass e não agride o design. 

Acabamento
Não. O Volkswagen Taos virá com alta qualidade nesse item, mas o Jeep Compass não ficará atrás.

Potência e torque
Não. Com o novo motor 1.3 turbo de 185 cv e 270 Nm, o Jeep Compass ficou bem servido nessa questão. O novo motor GSE da Stellantis chegou na hora certa, em substituição ao antigo 2.0 aspirado de 166 cavalos. Além disso, o Compass continuará sendo o único SUV médio a dispor de um motor a diesel (170 cv e 350 Nm). Quanto ao Volkswagen Taos, aposta tudo no motor 1.4 TSI de 150 cv e 250 Nm, sua única opção.

Consumo
Sim. Se a questão da potência e torque ficou bem resolvida, na questão do consumo o Compass perde para o Taos. A versão Limited, topo de linha do Compass 1.3 turbo, faz 10,2 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada (com gasolina). Os números do Taos Highline 1.4 turbo são melhores na estrada: 12,5 km/l (na cidade, faz os mesmos 10,2 km/l). Com etanol, o Compass 1.3 turbo faz 7,2 km/l na cidade e 8,3 na estrada, números bem modestos em termos de economia. O Taos é um pouco pior na cidade (7 km/l), mas é bem melhor na estrada (9 km/l).

Dirigibilidade
Sim. O Jeep Compass é um SUV muito estável e ganhou aprimoramentos para melhorar a estabilidade em curvas, mas ele tem o centro de gravidade mais alto e uma proposta mais off-road, enquanto o Taos pretende ser um legítimo estradeiro familiar. Espera-se um comportamento dinâmico superior do Taos, pois a Volkswagen tem se esmerado na configuração de automóveis que entregam uma certa maciez ao rodar sem que a carroceria role muito nas curvas. Nos dois SUVs, a suspensão traseira é independente (e, por isso, "matam'' o Toyota Corolla Cross, rival que corre por fora). 

Câmbio e tração
Não. Os dois usam câmbio automático de 6 marchas de igual qualidade e têm tração dianteira nas versões concorrentes. O Jeep Compass, além de tudo, continuará oferecendo tração 4x4 nas versões a diesel, com câmbio automático de 9 marchas.

Desempenho
Não. O Volkswagen Taos será um tantinho mais rápido na aceleração de 0 a 100 km/h (9,3 segundos contra 9,4), mas não é isso que determina o sucesso de um carro nessa categoria e sim as retomadas de velocidades em baixas rotações. E o torque do Compass é maior.  Além disso, o Compass atinge maior velocidade final: 206 contra 194 km/h.

Porta-malas
Sim. O bagageiro do Taos terá capacidade para 498 litros, contra 410 do Compass.

Equipamentos e preços
Talvez. O Jeep Compass é muito bem equipado, mas também é caro. Mesmo com a vantagem de produzir o SUV em Goiana (PE), o que lhe dá vantagem fiscal perante seus concorrentes, a Jeep manteve a política de lucros robustos para o Compass. O sucesso do Taos nesse quesito vai depender, portanto, do preço e do pacote de equipamentos que serão divulgados pela Volkswagen no dia 27 de maio. 

Volkswagen Taos, o terror do Compass, está pronto!:


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE