PUBLICIDADE
Caarapó

Caarapó abre inscrições para o Projeto Música do Vale

As matrículas se encerram dia 30 e a meta para este ano é atender 200 alunos.

| ASSESSORIA


A prefeitura de Caarapó, por meio do Departamento de Cultura e Turismo, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, abriu na última segunda-feira as inscrições para o Projeto Música do Vale. As aulas serão para canto e violão clássico e popular. As matrículas se encerram no próximo dia 30 e a meta para este ano é atender aproximadamente 200 alunos.
 

  O Projeto Música do Vale foi recentemente implantado pela prefeitura de Caarapó e tem como finalidade educar através da música, crianças, jovens e adultos que tenham habilidades e aptidões musicais em quaisquer níveis e área de interesse. Dividido nos níveis básico, médio e avançado, o projeto é destinado a alunos com idade a partir de nove anos na musicalização infantil, de 12 a 18 anos na musicalização juvenil e a partir de 18 anos para alunos adultos. 
    De acordo com o chefe do Departamento de Cultura e Turismo, José Carlos Fagundes (Cobrinha), a duração de cada fase do projeto será de oito meses, sendo dividida em duas etapas de quatro meses. O curso de musicalização infantil se destinará especialmente a crianças de nove até 12 anos, para os quais será utilizada uma metodologia diferenciada adaptada para a idade.
    Cobrinha disse ainda que cada turma terá cinco alunos e a aula terá uma duração de uma hora e será ministrada de segunda a sexta-feira. Apesar de as inscrições se encerrarem no próximo dia 30, as aulas terão início no dia 22 deste mês.
    As aulas serão ministradas pelo professor Edson di Carvalho nos turnos matutino, vespertino e noturno. As unidades funcionarão na Reserva Indígena Te’ Ýikue, no Peti, nas escolas municipais Moacir Franco de Carvalho, Cândido Lemes dos Santos e Rui Barbosa e no prédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
    Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Martins, a administração municipal não tem medido esforços para incentivar a cultura no município. A prefeitura estará disponibilizando todo o material necessário para os cursos, que ficarão sob a responsabilidade direta do professor, bem como do Departamento de Cultura e Turismo. O aluno ficará responsável por seu instrumento e equipamento utilizado para o estudo e apresentações todo o tempo em que estiver em seu poder.
    Já o prefeito Mateus Palma de Farias (PR) disse que vale a pena continuar investindo na cultura. “A partir do momento que foi implantado o Departamento de Cultura e Turismo em Caarapó, podemos perceber o quanto nosso município tinha talentos escondidos. E este ano não vai ser diferente, vamos dar condições para que esse trabalho possa continuar através do Projeto Música do Vale”, falou.
    Farias disse ainda que a expectativa é das melhores, levando-se em consideração que o professor possui um vasto currículo e que já está residindo em Caarapó. “Com o profissional morando aqui, haverá um acompanhamento maior, uma assistência direta ao aluno, o que torna mais proveitoso o trabalho. É bom lembrar também que no final do curso estaremos entregando para aqueles que conseguirem concluir um certificado que comprove sua participação, aprendizado e término do mesmo. A entrega será feita no final de cada etapa em ocasião de recital de conclusão”, finalizou. 
    Mais informações do Projeto Música do Vale podem ser obtidas na Secretaria de   Desenvolvimento Econômico, Departamento de Cultura e Turismo, no horário das 7h30 às 11h e das 13h30 às 15h30 ou pelo telefone 3453-3192.   

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE