PUBLICIDADE
Caarapó

Prefeitura de Caarapó intensifica ações na zona rural

A Secretaria de Obras de Caarapó está intensificando a sua atuação na zona rural

| ASSESSORIA


A Secretaria de Obras de Caarapó está intensificando a sua atuação na zona rural do município, mediante a execução de obras e serviços que melhoram o escoamento da produção agropecuária local.

  Uma equipe da secretaria está acampada na região do Major Pedro, nas proximidades do limite com Vicentina. Na localidade, está sendo implantado um sistema de tubulação de aço galvanizado, em substituição à antiga ponte de madeira, danificada pelas chuvas torrenciais que atingiram a região no fim do ano passado e no início de 2010.
  O secretário municipal de Obras, Roberto Maitan, explicou que o tubo que está sendo instalado na passagem do córrego São Francisco mede 2,5 metros de diâmetro por 10 m de comprimento em uma estrutura de concreto, que será aterrada. Serviços de encascalhamento também serão executados no local.
  Na região do Poíque, obra semelhante foi realizada no córrego de mesma denominação. Ali foi instalado um tubo de aço galvanizado de 1 m de diâmetro por 12 m de comprimento, com construção de estrutura de concreto, aterro e encascalhamento.
  No afluente do córrego Ypuitã, foi instalada tubulação dupla de 1 m de diâmetro por 12 m de comprimento, com estrutura de concreto, construção de aterro e encascalhamento de aproximadamente quatro quilômetros de extensão. A melhoria na estrada foi feita com apoio da empresa Nova América Agrícola, que cultiva cana-de-açúcar na região.
  “Os serviços foram executados em razão dos grandes danos que as chuvas provocaram na região, que é forte produtora de gado, grãos e cana-de-açúcar”, explicou Maitan. Segundo o secretário, houve determinação do prefeito Mateus Palma de Farias no sentido de melhorar as condições de trafegabilidade das estradas da localidade, que contribuem com a economia do município, devendo receber a devida atenção do Poder Público.
  Maitan informou ainda que a programação da Secretaria de Obras prevê ainda a realização de serviços semelhantes na região do Boi Jaguá (córrego Periquito – duas tubulações), região do Metifogo (córrego Saverá), Saiju (córrego Saiju), e Colônia Paulista ( córrego Engenho Velho). Os serviços têm previsão de início ainda para este mês.
  Conforme o secretário de Obras de Caarapó, as melhorias na zona rural só estão sendo executadas agora porque faltou material no mercado. “No Brasil, apenas uma empresa fabrica os tubos de aço galvanizado que estamos utilizando e fica no Rio de Janeiro. Até que conseguíssemos reservar esses tubos, demorou todo esse tempo”, justificou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE