PUBLICIDADE
Geral

Lula estará dia 30 em Ponta Porã

| CONESULNEWS


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva mudou novamente sua agenda e visitará Mato Grosso do Sul no dia 30.


Hoje pela manhã, a assessoria de imprensa da presidência confirmou que a visita do presidente a Ponta Porã tinha mesmo sido alterada para o dia 3 de maio. Antes, a viagem de Lula a Mato Grosso do Sul estava marcada para o dia 30.


O comunicado de alteração de agenda, assinado pelo chefe do cerimonial da presidência da República, Marcos Raposo Lopes, chegou à Governadoria às 11h48 de hoje, horário de Brasília.


O documento esclarece que, devido a alterações na agenda de compromissos do presidente, o plano inicial será mantido.


Uma equipe já está em Ponta Porã nesta sexta-feira, organizando a visita do presidente. Lula se reunirá com o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, para discutir assuntos relacionados à hidrelétrica de Itaipu.


O governo paraguaio defende maior benefício no aproveitamento conjunto da represa, a maior do mundo em funcionamento.


Durante a visita, Lula pode anunciar oficialmente a devolução ao Paraguai de um troféu de guerra: o “Cristiano”, ou “Cristão”, canhão feito de sinos de igrejas, um dos símbolos da vitória do Brasil na Guerra do Paraguai.



Há décadas é um objeto de discórdia entre historiadores dos dois países.


Entretanto, neste mês, quando o Cristão completa 140 anos no Brasil, o Ministério da Cultura surpreendeu os paraguaios a anunciar no dia 23 de março que o presidente Lula já confirmou a devolução do troféu de guerra.


Hoje o canhão de 12 toneladas está no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, no pátio dos canhões. O Cristão traduz um pouco o que foi a Guerra do Paraguai, entre 1864 e 1870.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE