PUBLICIDADE
Caarapó

Caarapó realiza campanha de prevenção do diabetes

Secretária de Saúde de Caarapó realizou no último dia 13, na sede do Rotary Club, a abertura da campanha alusiva ao Dia Mundial do Diabetes, com o tema "Prevenção do diabetes juvenil".

| ASSESSORIA


 

A Secretaria de Saúde de Caarapó realizou no último dia 13, na sede do Rotary Club, a abertura da campanha alusiva ao Dia Mundial do Diabetes, com o tema “Prevenção do diabetes juvenil”. A meta é fazer 600 exames de glicemia capilar, que estão sendo ofertados em todas as unidades de saúde do município, inclusive nos distritos.

As atividades continuaram no dia 14, com orientações e exames locais realizadas pelas equipes de saúde em todos os postos de saúde do município. O enfoque da campanha são as pessoas do grupo de risco: familiares de diabéticos, obesos, terceira idade, hipertensos, coronariopatas, hiperlipêmicos, mulheres que tiveram diabetes gestacional e/ou filhos com quatro quilos ou mais.

Segundo a coordenadora de saúde, Patrícia Gomes Katsuragi, Caarapó conta hoje com aproximadamente 970 hipertensos, cerca de 370 diabéticos com hipertensão cadastrados no Programa de Hipertensão/Diabetes (Hiperdia), que é o sistema de acompanhamento dos pacientes com hipertensão e diabetes.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é esperado que 40% da população acima de 40 anos desenvolva hipertensão e que 11% da população acima dessa faixa etária desenvolva o diabetes. Por isso, o estímulo à promoção da saúde é constante e hoje se incorpora como política nacional, tendo seu maior enfoque em campanhas de conscientização da população.

O Dia Mundial do Diabetes foi criado pela International Diabetes Federation (IDF) e em torno desta data 132 países em todo o mundo realizam ações em favor do portador de diabetes.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE