PUBLICIDADE
Política

Pesquisa Ibrape: André tem 54% e Zeca, 36%

O governador André Puccinelli (PMDB) seria reeleito em primeiro turno

| MIDIAMAX


O governador André Puccinelli (PMDB) seria reeleito em primeiro turno se as eleições para o governo do Estado fossem realizadas hoje. Na disputa entre ele e Zeca do PT, seu maior adversário político, o placar seria 54% a 36%, segundo pesquisa Ibrape divulgada hoje pelo jornal Correio do Estado. Outro dado do levantamento é que 7% dos eleitores estariam indecisos e 3% anulariam o voto ou votariam em branco.


Conforme a pesquisa, o atual governador voltou aos 54% do mês de agosto de 2009. Em outubro de 2009, o desempenho dele oscilou um ponto para baixo.
 

Já Zeca do PT tinha 30% das intenções de voto em agosto de 2009, subiu para 34% em outubro do mesmo ano e agora tem 36%.
 

Porém, ainda que o governador esteja na dianteira, a diferença entre ele e o petista vem diminuindo. Em agosto, a diferença entre os dois era de 24 pontos percentuais. Hoje é de 18%.
 

Outro cenário

Em outro cenário testado pela pesquisa no qual se insere a senadora Marisa Serrano (PSDB) como candidata ao governo, André continua favorito a vencer as eleições ainda em primeiro turno com 51% das intenções de voto.
 

Zeca do PT teria 32% das intenções de voto, portanto 19 pontos percentuais atrás de André. Já Marisa teria apenas 8% das intenções. A senadora não é pré-candidata, uma vez que o PSDB trabalha para fechar aliança com André.
 

Neste cenário, 5% dos eleitores se declararam indecisos enquanto que 4% anulariam ou votariam em branco.
 

Eleitores de Lula

Outro dado interessante da pesquisa é que André e Zeca dividem o eleitorado do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Dentre os eleitores que consideram o governo Lula regular ou péssimo, a maioria votaria em André. Já metade da população que aprova a gestão do presidente prefere Zeca.
 

Conforme os dados do Ibrape, 74% dos eleitores sul-mato-grossenses consideram a gestão de Lula ótima ou boa. Desses, 48% têm a intenção de votar em André e 48%, em Zeca. Brancos e nulos são 2% e outros 2% não sabem em quem votar.
 

O veículo de comunicação informa que o Ibrape ouviu 1.647 eleitores no período de 8 a 14 deste mês em oito regiões geográficas do Estado, representadas por 26 municípios. A pesquisa, segundo o jornal, foi registrada no TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) de Mato Grosso do Sul sob o número 6.706/2010.

iniciaCorpo("15;12;16;13;17;14;18;15");

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE