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Entrevistas

Conheça três formas simples de atrair e manter novos consumidores

| CAARAPONEWS/CELSO CAPOVILLA


Foto: Divulgação

A chegada de novas tecnologias digitais permitiu que diversas ferramentas úteis pudessem ser utilizadas por qualquer pessoa interessa sem a necessidade de um alto nível de conhecimento técnico. Essa popularização fez com que atualmente existam diversas formas simples de atrair e manter novos consumidores e aqui será possível conhecer as três principais.

Programas de e-mail marketing são excelentes para manter consumidores informados

Os programas de e-mail marketing foram uma das primeiras ferramentas digitais para conquistar clientes lançadas e em pouco tempo elas se consagraram como uma das mais importantes.

Consideradas uma das melhores formas de conquistar novos clientes e mantê-los atualizados em relação a todo tipo de novidade interessante ou promoção relacionada ao produto ou serviço que a empresa oferece, o marketing por e-mail proporciona diversas oportunidades incríveis para entrar em contato com os usuários de forma consistente.

Construir uma lista de e-mails pode ser complicado à primeira vista, mas e-books gratuitos com temas relevantes para os usuários e descontos iniciais em produtos e serviços são duas formas muito utilizadas de conseguir que os clientes se registrem na newsletter da empresa e em pouco tempo a companhia contará com centenas de e-mails com os quais será possível começar a trabalhar.

Vale mencionar que há poucos anos a construção e disparo dessa lista de e-mails ainda precisava de um certo nível de conhecimento técnico de programação e design gráfico, mas atualmente existem diversas ferramentas gratuitas que permitem automatizar todo esse processo de uma forma simples e rápida.

Existem diversos programas disponíveis no mercado, mas um dos mais fáceis e recomendados é o MailChimp.

Além de contar com inúmeros templates voltados para todo tipo de setor em que a empresa atua, por ser um dos mais utilizados o programa conta com ótimos tutoriais completos que tornam ainda mais fácil extrair o máximo de valor possível da sua utilização.

Programas de fidelidade são outra forma de manter os consumidores felizes

É um fato conhecido pelos empresários que o custo de aquisição de um cliente novo sempre é mais caro do que manter um cliente atual feliz e satisfeito. Sendo assim, não é surpresa que programas de fidelidade sejam tão populares entre as empresas.

Usar um programa de fidelidade que recompensa os clientes por utilizarem ou comprarem novamente seu produto ou serviço sempre encorajará novos negócios e se as recompensas forem boas o suficiente isso também funciona como uma forma de marketing orgânico.

Existem diversos programas de fidelidade atuais que proporcionam benefícios reais para os consumidores, mas um dos principais é o do Mercado Livre, que conta com diversos níveis e possibilita que os consumidores ganhem acesso a serviços que vão de prioridade no atendimento até descontos significativos na assinatura de plataformas de streaming.

Outro ótimo exemplo de programa de fidelidade capaz de manter os consumidores satisfeitos por muito tempo é o da PokerStars. Chamado de PokerStars Rewards, o sistema de recompensas conta com seis níveis disponíveis que podem ser desbloqueados pelos participantes em questão.

São diversos baús com prêmios em valores crescentes e os desafios mensais que precisam ser completados para desbloqueá-los tornam a jornada do usuários tão interessante quanto recompensadora.

Assim como os programas mencionados acima, os interessados em incorporar o próprio programa de fidelidade devem pensar em oferecer aos seus usuários motivos para que eles retornem para os seus produtos e serviços, de forma que além de diferentes níveis para premiar os melhores usuários é preciso pensar em recompensas adequadas que façam com que a lealdade deles seja adequadamente recompensada.



Presença adequada nas redes sociais é essencial

Atualmente o Facebook e o TikTok já contam com mais de um bilhão de usuários ativos por mês, o Instagram possui mais de 700 milhões e outras redes sociais têm conquistado cada vez mais relevância no mundo.

Nesse sentido, além de um sistema de e-mail marketing e um programa de recompensas adequado, outra forma simples de atrair e manter consumidores é manter uma presença adequada nas diversas redes sociais existentes.

Os números surpreendentes das redes sociais fazem dessas plataformas um pilar essencial para a comunicação das empresas com os seus consumidores e assim como o marketing por e-mail é possível utilizá-las para postar sobre todo tipo de informação relevante para os usuários de forma a fazê-los interagir com o negócio – sejam elas promoções especiais ou até mesmo novos lançamentos.

Na verdade, as redes sociais são algumas das plataformas mais versáteis que existem para a comunicação empresarial e por meio delas é possível cultivar praticamente qualquer tipo de imagem para a companhia, o que significa que com a curadoria de postagens adequada é possível atingir qualquer tipo de público consumidor que se tenha em mente de uma forma orgânica.

Além disso, devido a alta capacidade de direcionamento dos anúncios das redes sociais, que permitem que qualquer empresário monte uma campanha de marketing com poucos cliques, essas plataformas permitem atingir o público que se quer da forma mais direcionada possível – o que proporciona um ótimo custo-benefício para as empresas, que contam com uma ferramenta simples e poderosa para maximizar o potencial dos seus anúncios.

Dicas essenciais acima produzirão muitos resultados

Existem muitas outras formas de conquistar e reter consumidores, mas seguindo apenas essas três dicas principais tanto os empreendedores mais experientes quanto os novos empreendedores serão capazes de obter resultados expressivos.

Além disso, nenhuma das ferramentas mencionadas acima precisa de novos estudos ou cursos para serem utilizadas de forma eficiente de modo que qualquer interessado pode começar em pouco tempo.

 

 


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