PUBLICIDADE
estudo

A hora exata a que deve deitar-se para evitar problemas cardíacos

| NOTíCIAS AO MINUTO


Foto: Divulgação

Para manter o coração saudável e reduzir o risco de complicações cardíacas, deve deitar-se entre as 22 e as 23 horas, descobriram cientistas da Huma.  
O estudo, publicado no European Heart Journal - Digital Health, baseia-se na análise de dados de 88 mil pessoas com idades compreendidas entre os 43 e os 79 anos.

A investigação sugere que as pessoas que adormecem muito cedo ou muito tarde têm até 25% mais probabilidades de desenvolver doenças cardiovasculares ou de vir a ter um AVC. Os dados mostram que as pessoas que adormecem regularmente antes das 22 horas ou depois da meia-noite estão em maior risco.

Noites mal dormidas prejudicam, por exemplo, a produção e a atuação da insulina, o hormônio que vai captar a glicose da corrente sanguínea e levá-la para as células de todo o corpo onde será utilizada como energia. 

"Dormir o suficiente é importante para o nosso bem-estar geral, bem como para a nossa saúde cardíaca", reforça Regina Giblin, da British Heart Foundation. Mas, avisa, "o sono não é o único fator que pode ter impacto na saúde do coração e também é importante olhar para o seu estilo de vida".

O número de horas de sono recomendado para a idade adulta deve ser entre sete a nove horas. "No entanto, existe uma grande variabilidade individual relativamente às necessidades do sono, pelo que estes valores devem ser apenas indicativos. Devemos dormir o número de horas suficiente para sentir que foi um sono repousante", finalizou.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE