PUBLICIDADE
Caarapó

Caarapó investe em produção de leite

Caarapó foi representado no encontro de produtores pelo secretário de Desenvolvimento

| ASSESSORIA


Os produtores de leite de Caarapó encontram na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico importantes parcerias para o desenvolvimento da bacia leiteira local. Técnicos do órgão estão em permanente contato com a classe, cujo objetivo é aumentar os índices de produtividade do leite no âmbito do município, através da oferta de assistência técnica e apoio para o encaminhamento das demandas.
 

  Recentemente, técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico participaram do Encontro dos Produtores de Leite dos Territórios (Grande Dourados e Vale do Ivinhema). O evento, realizado em Glória de Dourados no fim do mês passado, discutiu experiências dos produtores da região na produção de leite, enfatizando que a transferência de tecnologia acontece quando ela passa a ser de domínio do público beneficiário. Quando o conhecimento e o saber são compartilhados pela coletividade, o desenvolvimento é uma consequência.
    Caarapó foi representado no encontro de produtores de leite pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Martins, e pelos técnicos João Aparecido Fiorillo, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, e Henrique Minoru, da Agraer. “O aprendizado adquirido durante o evento será devidamente repassado aos produtores de leite”, disse o secretário, esclarecendo ter recebido do prefeito Mateus Palma de Farias (PR) recomendações expressas no sentido de buscar formas que possibilitem a melhoria da produção de leite no município, agregando valor ao produto. “A aplicação de novas tecnologias pode ser um caminho”, observou Martins.
    O município de Caarapó possui quatro associações de produtores de leite: Poíque, Saiju, Boi Jaguá e Liberal, integradas por cerca de 160 membros. A produção diária é de 18 mil litros, que são armazenados em 50 resfriadores. O leite é vendido para as empresas Camby (Dourados), Vencedor (Rio Brilhante), Dica (Deodápolis), Líder/Saga (São Gabriel do Oeste) e Cofepar e Frimesa (Paraná).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE