PUBLICIDADE
carros

Toyota lança linha 2023 do Corolla e Corolla Cross

| ISTO É


A Toyota do Brasil anunciou, nesta quarta-feira (12), a chegada da linha 2023 do Corolla e Corolla Cross. As novas versões já estão disponíveis nas concessionárias (preços abaixo). A principal novidade é na segurança. Os dois modelos passam a oferecer de série a tecnologia Toyota Safety Sense (TSS). Antes, apenas as versões híbridas eram equipadas com o sistema.

O pacote contempla Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS), que usa a câmera e o radar de ondas milimétricas para detectar veículos que circulam nas ruas e estradas. “Se o sistema detectar a possibilidade de uma colisão, ele alerta o motorista por avisos sonoros e visuais, e ativa a assistência de frenagem para evitar ou reduzir os danos causados por elas. No Corolla Cross, o sistema detecta ainda pedestres e ciclistas”, informa, em nota, a Toyota.

O Sistema de Assistência de Permanência de Faixa (LTA), com função de Alerta de Mudança de Faixa (LDA), em determinadas circunstâncias, é projetado para detectar desvios de pista quando as linhas divisórias são visíveis. “Ao ouvir e ver os alertas, e após verificar que é seguro fazê-lo, o veículo deve ser redirecionado para o centro da pista. Este sistema também inclui a funcionalidade de condução assistida que, com o LTA, observa as marcações da estrada e faz ajustes para ajudá-lo a manter sua posição, aplicando suporte de direção extra e soando um alerta sonoro’, explica a montadora.

Os faróis altos automáticos (AHB) são um sistema de segurança que ajuda o motorista a ver mais claramente à noite sem distrair outros motoristas. “O AHB trabalha com uma câmera a bordo para detectar os faróis dos veículos que se aproximam e os faróis traseiros dos veículos na frente e alterna automaticamente entre os faróis altos e baixos em conformidade”, disse a empresa.

O Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) é um sistema semelhante ao “cruise control” que permite a condução a uma velocidade constante pré-determinada. “O ACC usa o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal e a câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade para ajudar a manter uma distância predeterminada de veículo para veículo”, explica, em nota, a Toyota.

O Corolla tem novidades em conforto e conveniência dos passageiros com um carregador de celular por indução nas versões Altis Premium e Altis Premium Hybrid, item antes presente apenas na versão GR-S. “As versões Altis Hybrid, XEI e GLi do Corolla receberam sensores de estacionamento dianteiros e traseiros para facilitar as manobras de estacionamento e proporcionar mais comodidade e segurança para os ocupantes e demais usuários das vias. As versões XRE e XR do Corolla Cross, que já tinham sensores traseiros, também receberam sensores dianteiros na linha 2023”, disse a Toyota.

O Corolla Cross teve atualizações no painel de instrumentos e computador de bordo das versões XRE e XRV Hybrid, que chegam ao mercado com tela digital TFT de 7 polegadas, colorida, a mesma já disponível na versão topo XRX Hybrid.

Em 2021, 41.900 unidades do Corolla foram emplacadas, um crescimento de 4,3% em relação a 2020. O Corolla Cross, que chegou em março do ano passado, teve 34.253 unidades emplacadas até dezembro. As novas linhas 2023 do Corolla e do Corolla Cross têm garantia de cinco anos ou 150 mil km.

Veja os preços da linha 2023 do Corolla

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE