PUBLICIDADE
Covid-19

De 18.300 doses de vacina que chegam em MS, 7.268 serão para crianças indígenas

| CAMPO GRANDE NEWS


Lote com vacinas pediátricas da Pfizer que será enviado à Mato Grosso do Sul. (Foto: Divulgação)

Nesta sexta-feira (14), Mato Grosso do Sul irá receber o primeiro lote de vacina pediátrica da Pfizer. Conforme a SES (Secretaria de Estado de Saúde), das 18.300 doses que irão chegar, 7.268 serão destinadas para crianças indígenas.

Conforme o Governo Federal, o PNI (Plano Nacional de Imunização), criado pelo Ministério da Saúde, prevê que indígenas  sejam vacinados prioritariamente pelos estados e municípios brasileiros, assim como idosos e profissionais da saúde. A prioridade também é recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) devido à vulnerabilidade biológica a doenças respiratórias e à dificuldade de acesso às unidades de saúde.

A distribuição das outras 11.032 doses será dividida entre 9.202 unidades para as demais crianças e 1.830 para reserva técnica. O lote com as doses está previsto para chegar durante o período da manhã nesta sexta-feira. Após a recepção inicial, as vacinas serão distribuídas para secretarias municipais a partir das 13h.

Conforme estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Mato Grosso do Sul possui 301.026 crianças de 5 a 11 anos, que devem ser imunizadas contra a covid-19. Para seguir com a imunização, a previsão da SES é de que o Ministério da Saúde envie outros lotes da vacina destinada às crianças durante a próxima semana.

Sobre a imunização, o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, destacou a importância dos responsáveis levarem as crianças para as unidades de vacinação. “Neste momento abrupto da doença, a vacinação de crianças é uma medida acertada. Principalmente na iminência do retorno as aulas. Em parceria com os municípios, vamos vacinar o maior número possível de crianças logo nos primeiros lotes”.

Após a distribuição das doses, ficará a cargo de cada secretaria disponibilizar a vacinação. Será necessário o acompanhamento dos responsáveis com documentação da criança. 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE