PUBLICIDADE
Caarapó

Promotores discutem educação e segurança em aldeia indígena de Caarapó

A reunião foi realizada em parceria com o Ministério Público Federal

| CAARAPONEWS


Por Silmara Diniz

Os Promotores de Justiça, Claudio Rogério Ferreira Gomes e Fabricia Barbosa Lima, participaram no dia 17 de maio de reunião na Aldeia Te’Yikuê em Caarapó, para discutir a questão da segurança pública naquela comunidade indígena, bem como questões relacionadas à educação e infância e adolescência. A reunião foi realizada em parceria com o Ministério Público Federal, representado pelo Procurador da República Marco Antonio Delfino de Almeida. Estiveram presentes também o Delegado de Polícia Civil de Caarapó, Benjamin Lax, o comandante da Polícia Militar, Marco Antônio Kobayashi, bem como lideranças locais.
 

Na ocasião, educadores sublinharam a importância do Projeto “Eduque seu Filho”, de iniciativa dos Promotores de Justiça. O projeto engloba palestras em escolas, direcionadas aos alunos e pais, esclarecendo o papel da família na educação dos menores. “Foi solicitada a realização de palestras na Aldeia Te’Yikuê, a exemplo de várias outra já realizadas nas escolas da rede pública da cidade, o que será atendido”, explica a Promotora de Justiça Fabricia Barbosa Lima.
  Foi debatido também o Regimento Interno da aldeia, cuja implantação pretende esclarecer dúvidas relacionadas a diversos assuntos como o Estatuto da Criança e do Adolescente, a responsabilidade dos pais na educação dos filhos, os direitos e garantias constitucionais e procedimentos a serem adotados pela liderança em caso de cometimento de atos infracionais e crimes.
  Reuniões periódicas bimestrais estão sendo realizadas no município, com o propósito de diminuir os conflitos internos e os índices de violência da aldeia, seja pela prevenção, seja pela punição de forma a ressocializar o agressor, tornando-o apto a conviver em sociedade. “Esta é uma forma também de aproximar o Ministério Público da sociedade a que representa”, finaliza a Promotora de Justiça. iniciaCorpo("15;12;16;13;17;14;18;15");  

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE