PUBLICIDADE
Caarapó

Time da aldeia de Caarapó participará de torneio da Justiça do Trabalho na Capital

| CAARAPONEWS/JOSé CARLOS


Equipe da aldeia de Caarapó. Foto: Divulgação

Uma equipe formada por alunos de duas escolas da reserva indígena Te’ Yikue irá participar do 1º Torneio de Futebol dos Jovens das Comunidades Indígenas – 2022. O evento será realizado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região e o Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul.

Além da cidade anfitriã Campo Grande as demais equipes são dos municípios de Caarapó, Dourados, Amambai, Miranda, Aquidauana/Taunay, Sidrolândia/Dois Irmãos do Buriti.

O representante do Vale da Esperança irá disputar a competição com alunos da  Escola Municipal Indígena Ñandeja Polo e Escola Estadual  Ivy Poty.

O lançamento da competição aconteceu no final da tarde desta sexta-feira (5), no Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região e reuniu lideranças indígenas, apoiadores do projeto e magistrados que conheceram em detalhes como será o torneio.

A iniciativa inédita faz parte do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, que tem como objetivo incentivar a permanência na escola por meio do esporte e combater a exploração da mão-de-obra infantil.

"Para que o jovem participe de qualquer programa de aprendizagem ele precisa frequentar a escola e ter boas notas. O objetivo é proporcionar uma aprendizagem para esses jovens para que possam ter um futuro profissional digno e seguro", esclarece a juíza do trabalho Déa Yule, gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem.

"Nós estamos trazendo esse programa nacional para as comunidades indígenas para que eles possam se inspirar na educação e no esporte para sair daqui jogadores profissionais, médicos, enfermeiros, professores, para mostrar que eles podem ter um futuro", garante o desembargador João de Deus Gomes de Souza, que também é gestor regional do Programa. O magistrado explica, ainda, que o torneio também permite aproximar jovens de diferentes etnias provendo um encontro cultural e a confraternização entre eles.

Ao todo, serão 160 atletas de 16 a 20 anos, que ficarão hospedados em um hotel em Campo Grande, durante o torneio, que será realizado nos dias 19, 20 e 21 de agosto, no Estádio Jacques da Luz, na Moreninha II, com entrada gratuita à população. Os vencedores ganharão troféus.

A equipe é composta pelos seguintes atletas: Cheink, Maykon, Adeilson, Geilungui, Genieison, Anderson, Geonilson, William, Carlos, Tiago, Ederson, Cleberson, Kayo, Josiel, Erik, Cezar, Wesley, Ezequiel, Josenildo, Edi Carlo, João, Diego e Kelvin.

Irão comandar a equipe, o professor Marcos Queiroz, o professor Cleison Ramires, a professora Tainara Castelão e o capitão Jorginho Soares.

A participação da equipe caarapoense no evento tem o apoio da prefeitura de Caarapó.

(www.trt24.jus.br)


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE