
Deputado aponta possível redução de salário de servidores
| MIDIAMAX
O governo modificou, por meio de projeto de lei, o cálculo do chamado qüinqüênio (medida de tempo que corresponde ao período de cinco anos), o que teria acarretado perdas a alguns servidores. “Foi-me informado que uma servidora tinha salário de R$ 4.000 e com o novo cálculo, o salário foi diminuindo, até que hoje chegou a R$ 2,500”, mencionou o petista.
Kemp informa que os servidores já teriam inclusive acionado a Justiça para recuperar seus ganhos. “Existe o princípio da irredutibilidade de salário que não pode ser contrariado”, comenta.
Na tribuna da Assembleia, Kemp destacou ainda outra questão denunciada por servidores públicos. Funcionários da Setas (Secretaria de Estado e Trabalho e Assistência Social) aprovados em concurso para atuar nos centros de educação infantil.
Os centros foram municipalizados e administração passou para a Prefeitura Municipal de Campo Grande, então uma parte dos concursados foi cedida para a prefeitura e outra resdistribuida para a secretaria.
O problema apontado por Kemp é que os concursados estão realizando outras atividades e trabalhando 8 horas, enquanto os demais servidores trabalham 6 horas diárias.
Outro lado
Em aparte ao discurso de Kemp, o líder do governo, deputado Youssif Domingues (PMDB), lembrou que redução de salário é ilegal e pediu que o deputado Pedro Kemp encaminhe concretamente as informações para serem apreciadas pela equipe do Executivo.
“A questão salarial é complexa, tanto que o governo de vossa excelência [de Zeca do PT] não conseguiu resolver a situação em oito anos”, mencionou Youssif. Kemp pretende encaminhar os questionamentos na próxima semana.