PUBLICIDADE
Caarapó

Aprovados vão à justiça contra concurso do HU

| DOURADOSAGORA


Um grupo de técnicos de enfermagem aprovados no concurso da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), para o contrato efetivo ao Hospital Universitário (HU), prometem entrar hoje com Mandado de Segurança na Justiça Federal, pedindo a anulação do concurso.
 

De acordo com um dos aprovados, depois que houve o cancelamento das 15 questões de técnico de enfermagem, com a nova classificação, que anulou pelo menos 50% das questões da prova, dezenas de candidatos que antes teriam sido aprovados foram desclassificados. Na avaliação do profissional, pelo menos 50 pessoas estão nesta situação.
 

“A decisão da UFGD em simplesmente anular as questões, em detrimento de várias pessoas que não passaram no concurso é injusta. Estão visando só o lado deles e tocando o concurso como se nada tivesse acontecido”, disse. Hoje a partir das 13h30, os candidatos prometem que farão um novo protesto em frente ao MPF, pedindo a anulação do concurso. Os candidatos já haviam feito uma manifestação na última sextafeira, mas não conseguiram falar com o procurador da República, Rafael Otávio Bueno.
 

Há cerca de dez dias, o MPF recomendou a UFGD que anulasse 15 questões da prova de técnico de enfermagem por considerar que foram plagiadas do livro “Perguntas e Respostas Comentadas de Enfermagem”, de Andréia Patrícia Gomes e colaboradores, da Editora Rubio. Pelo edital, as perguntas deveriam ser inéditas.
 

Na semana passada outro candidato que prestou concurso para o cargo de técnico em contabilidade e assistente administrativo ingressou com uma representação no MPF denunciando plágio de mais cinco questões. Pela denuncia, algumas são perguntas semelhantes as aplicadas em provas de concursos organizados pela Universidade Federal de Goiás (UFG), sendo que uma delas foi de um concurso realizado em 2007 nas cidades de Catalão e Jatai, em Goiás. A UFG foi a organizadora do concurso da UFGD.
 

OUTRO LADO

Até ontem o procurador da Republica Rafael Otávio Bueno não havia se pronunciado a respeito das denúncias de plágio e a manifestação dos candidatos aprovados. A Assessoria dele comunicou apenas que o procurador aguardava a manifestação da UFGD.
 

Por outro lado, a assessoria de comunicação da UFGD, diz que não recebeu nenhum comunicado do MPF. O que existia era apenas a recomendação para anulação das 15 questões da área de técnico de enfermagem. Para a assessoria, é normal que com a reclassificação alguns candidatos que antes teriam passado, perderiam pontos e com isso, seriam desclassificados.
 

HOMOLOGAÇÃO

A UFGD se antecipou na divulgação da homologação do resultado para 40 cargos em processo finalizado e encaminhado para a Coordenação de Gestão de Pessoas (Cogesp) da universidade, que agora aguarda para definição das nomeações que se dará por etapas. São eles: Auxiliar de Enfermagem; Auxiliar de Laboratório; Biomédico; Enfermeiro/Generalista; Farmacêutico; Farmacêutico/Bioquímico; Fisioterapeuta; Fisioterapeuta/Cardiorrespiratório; Nutrição/Nutrição Clínica; Psicólogo/Área Hospitalar e Técnico em Radiologia.
 

Para a vaga de médico, já foi homologado o resultado para os cargos: Médico Anestesiologista; Médico Cardiologista Clínico; Médico Cirurgião de Cabeça e Pescoço; Médico Cirurgião Cardíaco; Médico Cirurgião Geral; Médico Cirurgião Oncologista; Médico Cirurgião Pediátrico; Médico Cirurgião Plástico Reparador; Médico Cirurgião Vascular; Médico Clínica Médica; Médico Ecocardiografista; Médico Endocopista; Médico Ginecologista/Obstetra; Médico Infectologista; Médico Intensivista UTI Adulto; Médico Intensivista UTI Neonatologista; Médico Intensivista UTI Pediátrica; Médico Nefrologista; Médico Neurocirurgião; Médico Neurocirurgião Clínico; Médico Neuropediatra; Médico Oftalmologista; Médico Ortopedista; Médico Otorrinolaringologista; Médico Pediatra; Médico Proctologista; Médico Radiologista e Diagnóstico por Imagem; Médico Ultrassonografista e Médico Urologista. O anexo II do Edital de homologação, também traz a classificação dos Portadores de Necessidades Especiais para os cargos de Auxiliar de Enfermagem; Enfermeiro/Generalista; Farmacêutico Bioquímico e Técnico em Radiologia.
 

O Edital pode ser acessado pelo link http://www.ufgd.edu.br/concursos/tecnicoadministrativo/hu. Mais informações do concurso público do HU/UFGD no Centro de Seleção pelo telefone: 6734272587.
 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE