PUBLICIDADE
Caarapó

Prefeitura de Caarapó assina convênio com Conselho Comunitário de Segurança

O convênio que estabelece a parceria foi assinado no fim do mês passado

| ASSESSORIA


Com o objetivo de apoiar as ações desenvolvidas pelas polícias Civil e Militar no âmbito do município, a prefeitura de Caarapó vai repassar recursos financeiros ao Conselho Comunitário de Segurança. O convênio que estabelece a parceria foi assinado no fim do mês passado, em cerimônia que teve a presença do prefeito Mateus Palma de Farias (PR), do presidente do órgão, José Elnício Moreira de Souza, do comandante da Polícia Militar de Caarapó, tenente Marco Antônio Kobayashi, e do delegado de Polícia Civil da cidade, Benjamim Lax.
 

  Conforme o documento, que foi autorizado pela Lei Municipal n° 1016/2010, de 23 de junho de 2010, o Conselho de Segurança receberá mensalmente o valor de R$ 2 mil, em 12 parcelas, o que totaliza R$ 24 mil em um ano. “Esse valor servirá para ajudar no pagamento de despesas em geral, como material de expediente e despesas diversas e com combustíveis, manutenção e reparos nos veículos da Polícia Militar e Civil”, explicou o prefeito.
    Mateus Palma de Farias disse que a área de segurança pública é de responsabilidade do Governo do Estado, “mas não podemos ficar alheios aos problemas que a população enfrenta nesse setor, porque as dificuldades são enfrentadas no município”, justificando o apoio ao conselho. “Acreditamos que temos o dever de somar forças e esforços com os órgãos de segurança pública para que os organismos policiais consigam ter condições de enfrentar as situações adversas no exercício de suas funções constitucionais”, observou.
    Em Caarapó, o Conselho Comunitário de Segurança é integrado por representantes de segmentos da sociedade civil organizada e Poder Público, e tem como objetivo discutir, planejar e acompanhar a solução de problemas relacionados com a segurança, além de desenvolver campanhas educativas e promover o estreitamento de laços de cooperação com as lideranças locais.
    A atual diretoria, que tem mandato até 2011, é composta por José Elnício Moreira de Souza, presidente, representante do Sindicato Rural; Gilberto Francisco de Carvalho, 1° vice-presidente, da OAB local; Luiz D’Áuria, 2° vice-presidente, do Poder Executivo municipal; Odilon Bandeira Duarte, 1° tesoureiro, do Sindicato Rural; Manoelito Félix de Oliveira, 2° tesoureiro, da Associação de Moradores de Nova América; Nilson José Fiorenza, 1° secretário, do Sindicato Rural; e Mititaka Arai, 2° secretário, da Colônia Café Porã.
    Os suplentes da diretoria são Jesus Camacho, Roberto José Maitan, Jaó Lourenço Martins, Deusa Cratiú da Silva e Blaudecir Nunes de Oliveira. A Comissão de Ética é formada por Alberto Ribeiro de Oliveira, Gilberto Francisco de Carvalho, Nelson Carniel e Milton Alves Feitosa. A função de relações públicas é exercida por Sérgio Sacomam, enquanto são membros natos do conselho o delegado titular de Polícia Civil (Benjamim Lax), o comandante da Polícia Militar local (tenente Marco Antônio Kobayashi) e um promotor de Justiça da localidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE