PUBLICIDADE

Unidade Móvel do Hospital de Amor atende em Caarapó até hoje

| DOURADOSNEWS


Foto: Divulgação

Nesta semana de 11 a 14 de dezembro, a Unidade Móvel do Hospital de Amor está atendendo no município de Caarapó. A carreta adaptada é um dos projetos apoiados pela Sicredi Centro-Sul MS/BA – instituição financeira cooperativa – e realiza exames preventivos para rastreamento do câncer de mama e do colo de útero. Neste ano, o projeto recebeu da Cooperativa R$ 1,8 milhão para dar continuidade aos serviços, 100% SUS.

Em Caarapó, a carreta vai atender na praça São Francisco de Assis, localizada na rua Dom Pedro II, 1852 – 1976. O agendamento para os exames de Papanicolaou e mamografia está sendo feito pela Unidade Básica de Saúde, sendo necessários RG, CPF, comprovante de residência e cartão SUS.

Os atendimentos terminam nesta quinta-feira, dia 14 de dezembro e acontecerão das 7 horas às 15h30. 
O atendimento da Unidade Móvel nos municípios da região Sul de Mato Grosso do Sul é uma realização da Associação de Apoiadores do Hospital de Amor de Dourados – AApoiadores e Instituto de Prevenção de Dourados. Em Caarapó, a ação conta com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, CCR MS Via e Instituto CCR. A Unidade Móvel é um projeto apoiado pela Sicredi Centro-Sul MS/BA.

Unidade Móvel

A Unidade Móvel é um caminhão adaptado composto por uma recepção, um mamógrafo digital de última geração e uma sala de coleta de exame de Papanicolaou.

No primeiro semestre deste ano, a carreta já percorreu 11 municípios de Mato Grosso do Sul, atendendo mais de 4 mil mulheres com exames para rastreamento do câncer de mama e do câncer de colo do útero.

Recursos

A Sicredi Centro-Sul MS/BA apoia financeiramente o projeto através da destinação de 1% do seu resultado anual para o Hospital de Amor de Dourados. As doações dos resultados financeiros de 2022 foram aprovadas em assembleias. Nesses anos, o hospital já recebeu da Cooperativa mais de R$ 3,6 milhões referentes aos repasses dos anos de 2020, 2021 e 2022. Ano passado, cerca de 8 mil exames preventivos foram realizados via a Unidade Móvel.

“Nossos recursos são investidos 100% na região onde atuamos e estamos presentes. Promover a cultura da prevenção e oportunizar às mulheres exames gratuitos de mamografia e Papanicolaou são formas da nossa Cooperativa contribuir com a saúde da comunidade de nosso Estado”, enfatizou o presidente da Sicredi Centro-Sul MS/BA, Paulo Roberto Neves.

O que saber antes do Papanicolaou?

·         Ter idade entre 25 e 64 anos;

·         Não ter relações sexuais ao menos dois dias antes do exame;

·         Não usar pomada ginecológica pelo menos dois dias antes do exame;

·         Não estar menstruada no dia do exame;

·         Ter feito o exame num intervalo mínimo de 1 ano.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE