PUBLICIDADE

Corpo de Bombeiros de Caarapó realiza captura de ouriço no Capitão Vigário

| CAARAPó NEWS/JOSé CARLOS


O animal no quintal d euma residência no Capitão Vigário. Fotos: Corpo de Bombeiros

Na manhã desta quarta-feira (10), um morador do Capitão Vigário em Caarapó entrou em contato com o Corpo de Bombeiros, dando conta que no local havia um animal ouriço.

A equipe se deslocou até o local e após realizar a captura logo providenciou a soltura do animal em um local adequado e afastado do núcleo urbano.

O referido animal estava em um pé de manga, dentro de uma residência, conforme informações do Corpo de Bombeiros.

Sobre o animal
De acordo com o Wikipédia, o ouriço-cacheiro ou ouriço-terrestre, ou chamado pelo seu nome científico: Erinaceus europaeus também chamado porco-espinho, ouriço-cacho ou, simplesmente, ouriço é um mamífero insectívoro primitivo da família Erinaceidae, a qual engloba 16 espécies.

Os ouriços-terrestres são facilmente reconhecíveis pelos seus espinhos, que revestem todo o corpo exceto o focinho e ventre. O ouriço-cacheiro tem cerca de seis mil espinhos aguçados de 2 a 3 centímetros, que cobrem o dorso e os flancos do seu corpo. Os espinhos são pêlos modificados cuja mobilidade é controlada pelos músculos. Os espinhos são eriçados, de cor castanha matizada com tons mais ou menos escuros, porém o pêlo da barriga é creme ou esbranquiçado.

Quando se sente ameaçado, o ouriço-terrestre enrola-se sobre si próprio, ocultando as partes expostas do seu corpo, como o ventre, os membros e a cabeça, transformando-se numa “bola com picos”, bastante difícil de penetrar. A cabeça distingue-se facilmente do resto do corpo, os olhos são grandes, as orelhas são relativamente pequenas e pontiagudas e possui uma cauda rudimentar.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE