PUBLICIDADE

Sanesul faz manutenção em sistema de captação de água no município de Caarapó

| JORNAL GRAN DOURADOS


Bomba submersa foi instalada na sexta-feira (Foto: Divulgação/Sanesul)

Como parte dos serviços de manutenção no sistema de captação de água tratada, a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) promoveu a troca preventiva de uma bomba submersa no principal poço tubular profundo do município de Caarapó.

O equipamento foi trocado na sexta-feira (12) por técnicos da GEMA (Gerência de Manutenção) e pela unidade regional da Sanesul, em Naviraí (GERNV), a qual Caarapó pertence.

Esse poço, que detém a maior vazão no Sistema de Abastecimento de Água (SAA), atualmente opera na faixa de 100 metros cúbicos por hora, com o nível da água a 165 metros. A instalação do equipamento foi realizada a 170 metros, explorando o Aquífero Guarani, mediante o uso de um guindaste.

O gerente regional de Naviraí, Marcelo Piel, explicou que, durante a análise das leituras diárias realizadas no sistema, foram identificadas alterações nas informações elétricas da bomba.

“Com a verificação pelos eletromecânicos da Regional foi identificada a possibilidade dessa bomba vir a queimar, devido as alterações dos parâmetros dela. Em contato com a Gema, que sempre está disponível para atender todas as regionais, de imediato foi providenciada uma bomba substituta. Com a soma de esforços, a troca foi realizada durante um dia e não chegou a faltar água por conta da agilidade do sistema. Foi uma troca preventiva para não queimar o equipamento e causar desabastecimento na cidade. Isso é uma prova de que o acompanhamento, de que os dados são importantes no monitoramento e no gerenciamento dos nossos sistemas”, enfatizou.

Ele disse que a unidade de Carapó está desempenhando um papel importante na garantia da segurança hídrica em Mato Grosso do Sul.

“É reconfortante saber que eles estão alertas, acionando os recursos necessários e trabalhando de forma preventiva. A Sanesul está bem preparada e comprometida com a prestação de serviços de qualidade para toda a população. É ótimo ver esse esforço em garantir a segurança hídrica para todos”, colocou.

Piel disse que a identificação precoce das alterações nas informações elétricas da bomba permitiu uma ação rápida para evitar a queima do equipamento. Segundo ele, a colaboração entre a Gema e a regional possibilitou a substituição da bomba de forma preventiva, garantindo que não houvesse falta de água no sistema.

“Realmente, a análise de dados e o monitoramento contínuo são fundamentais para o gerenciamento eficaz dos sistemas. Essa experiência destaca a importância de estar atento a esses detalhes”, acrescentou.

MANUTENÇÃO

É comum a Sanesul realizar os serviços de manutenção preventiva nos poços em todas as suas unidades regionais, cujo objetivo é melhorar o desempenho no sistema de captação de água.  

As bombas são utilizadas para elevar ou levar a água de um lugar ao outro, no caso do poço do nível dinâmico até a unidade de reservação para a distribuição nas redes.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE