PUBLICIDADE

Jacarés pantaneiros fogem do calor em sombra de ponte na BR-262

Gabriela conta que estava retornando de evento em Corumbá, na companhia do namorado, quando viu o grupo de jacarés e ficou impressionada

| CAMPO GRANDE NEWS/KAMILA ALCâNTARA


Com sol forte, sombra de ponte vira abrigo dos jacarés pantaneiros (Foto: arquivo pessoal/Gabriela Brasil)

Um grupo de incontáveis jacarés foi avistado tentando fugir do calor na sombra de uma ponte na BR-262, na tarde de segunda-feira (18). O registro foi feito pela pescadora esportiva e influenciadora Gabriela Brasil, na região de Miranda, a 208 km de Campo Grande.

Gabriela conta que estava retornando de evento em Corumbá, na companhia do namorado, quando viu o grupo de jacarés e ficou impressionada. “Me chamou a atenção a quantidade deles todos juntos e amontoados. É muito legal pois é um animal de topo de cadeia, que já habita o Pantanal há muitos e muitos anos, sendo visto também como um símbolo da região”, compartilha a influenciadora.

Biólogo de formação, o fotógrafo pantaneiro Luiz Felipe Mendes conhece muito bem a região e explica que a população de jacarés costuma ocupar a região para predar os animais que se acumulam nos corixos. "A região de Miranda tem muitos corixos, os açudes onde pequenos peixes ficam e atraem animais que são presas dos jacarés. Esse ecossistema é favorável para a abundância deles", destaca.

Luiz compartilhou a pesquisa mais atualizada da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), publicada em dezembro de 2023, em que 51 jacarés do Pantanal foram monitorados nos períodos de frio e calor, áreas de lagos e rios. 

A pesquisa confirma que a temperatura máxima suportada por esses animais, que são termorreguladores, é de 37 °C, sendo necessários abrigos com sombras e com contato com a água para se manterem dentro do que é confortável para eles, que é por volta dos 30 °C. O trabalho é assinado pelos pesquisadores Zilca Campos, Marcos Coutinho e William Magnusson. 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE