PUBLICIDADE

Gabigol é suspenso por dois anos por tentativa de fraude em antidoping

O processo conhecido como doping surpresa é realizado pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) e costuma ocorrer sem aviso prévio nos centros de treinamentos

| DOURADOS NEWS COM G1


Foto: Instagram/@gabigolda torcida

O atacante do Flamengo, Gabriel Barbosa, o Gabigol, foi suspenso nesta segunda-feira (25/3) por dois anos acusado de fraude do exame antidoping. O julgamento realizado pela Justiça Desportiva Antidopagem terminou em 5 votos a favor da punição e quatro contrários e teve início na semana passada, terminando apenas hoje.

Conforme o G1, a pena começou a valer a partir de 8 de abril de 2023, quando foi realizada a coleta no CT do clube. Portanto, ele está impedido de jogar até abril de 2025, porém, a decisão cabe recurso.

Gabigol foi acusado por infração ao artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que se refere a "fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle". O código prevê suspensão de até quatro anos em caso de condenação. 
O caso

Gabigol foi acusado de dificultar a realização do exame. Na época, em 8 de abril de 2023 no Ninho do Urubu, sede do Centro de Treinbamentos do Flamengo, ele não teria cumprido as instruções para a realização do teste. 

E mesmo que o tenha feito e testado negativo, segundo o artigo, a atitude relatada pelos oficiais de coleta se encaixa como "fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle".

Um dos relatos da denúncia diz respeito à demora do atacante para a realização do exame e o não cumprimento das instruções. 

De acordo com os responsáveis pelo exame, o jogador não se dirigiu a eles antes do treino, depois da atividade os ignorou e foi almoçar, tratou a equipe com desrespeito, não seguiu os procedimentos indicados, pegou o vaso coletor sem avisar a ninguém, irritou-se ao ver que o oficial o acompanhou até o banheiro para a coleta e, ao fim, entregou o vaso aberto, contrariando orientação recebida.

O processo conhecido como doping surpresa é realizado pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) e costuma ocorrer sem aviso prévio nos centros de treinamentos. (Com informações do G1)


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE