PUBLICIDADE

Lula propõe a Riedel comprar fazenda em sociedade para atender indígenas

A proposta foi feita durante evento no frigorífico JBS, na saída para Sidrolândia, em Campo Grande, nesta sexta-feira (12)

| GLAUCEA VACCARI E NAIARA CAMARGO/CORREIO DO ESTADO


Lula fez desafio a Riedel para encontrar terras que serão destinadas à indígenas - Foto: Marcelo Victor / Correio do Estado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) propôs ao governador Eduardo Riedel (PSDB) uma parceria para comprar uma propriedade rural para alocar indígenas guarani-kaiowás que vivem à beira de estradas em Dourados.

A proposta foi feita durante evento no frigorífico JBS, na saída para Sidrolândia, em Campo Grande, nesta sexta-feira (12).

"Queria fazer uma proposta ao governador: vamos comprar em sociedade uma terra para a gente salvar aqueles guaranis que vivem perto de Dourados na beira da estrada", disse Lula a Riedel, sendo aplaudido de pé pelo público que participava do evento.

Riedel também se levantou e aplaudiu a proposta, em sinal de que aceita a parceria.

"Quero lhe dizer que se você encontrar as terras para que a gente recupere a dignidade daquele povo, o governo federal será parceiro na compra e no cuidado, para que eles voltem a viver dignamente. O que não pode é ficar na beira de estrada mendigando o direito a liberdade", acrescentou Lula.

"Pode me ligar na hora que você encontrar essa fazenda e nós vamos fazer o que precisar fazer na terra para dar aos indígenas o direito a decência que eles perderam por falta de trato e respeito com eles", concluiu Lula.

O acordo verbal foi firmado com aperto de mãos e abraço entre o presidente e o governador.

No discurso, Lula também lamentou o fato de não vir mais vezes a Mato Grosso do Sul e citou que gosta de pescar no Estado.

Agenda
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a Campo Grande por volta das 9h30.

Ele visitou as instalações do frigorífico da JBS em Campo Grande e realizou o embarque simbólico da primeira remessa de carne para a China.

A JBS da Capital é um dos 38 frigoríficos brasileiros recém-habilitados para exportar para a China.  

Além das duas unidades da JBS de Campo Grande, a Marfrig em Bataguassu, a Boibras em São Gabriel do Oeste, e a JBS de Naviraí, também estão estão habilitados para exportar carne para China. 

“Essas 38 habilitações pra China significam um passo gigantesco para o agronegócio brasileiro. Significam crescimento, geração de emprego e renda. Para indústria, para o campo, para as pessoas, para o comércio, para cidades”, afirmou Gilberto Tomazoni, CEO global da JBS. 

Além de Lula, participaram da visita o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, e o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Favaro, e o embaixador da China no Brasil, Zhu Qinjqiao, entre outras autoridades e políticos.

É a primeira vez que Lula vem a Mato Grosso do Sul desde que assumiu o cargo em 2023, para o terceiro mandato como presidente.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE