PUBLICIDADE

Lewandowski autoriza uso da Força Nacional em aldeias indígenas de Mato Grosso do Sul

A portaria assinada pelo ministro Ricardo Lewandowski foi publicada hoje no Diário Oficial da União, sendo válida por 90 dias

| JOÃO GABRIEL VILALBA/CORREIO DO ESTADO


Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O Ministro da Justiça e Segurança Pública autorizou o emprego da Força Nacional para cuidar da segurança nas aldeias indígenas localizadas no Cone Sul e na região de fronteira, visando garantir a ordem pública e a integridade do patrimônio.

A portaria assinada pelo ministro Ricardo Lewandowski foi publicada hoje no Diário Oficial da União, sendo válida por 90 dias. 

A operação da Força Nacional na região de fronteira contará com apoio logístico da Polícia Federal, que auxiliará na infraestrutura e no planejamento de segurança. O contingente destinado para cuidar das aldeias indígenas de Mato Grosso do Sul seguirá o planejamento estabelecido pela diretoria da Força Nacional, pela Secretaria Nacional de Segurança Pública e pelo Ministério da Justiça. 

Uso da Força Nacional em segurança nas aldeias indígenas de MS 

Não é a primeira vez em Mato Grosso do Sul que será utilizado o emprego da Força Nacional na região de fronteira. Em dezembro de 2023, os agentes permaneceram três meses após uma denúncia de ataque à comunidade indígena em Iguatemi, localizada a 412 km de Campo Grande, na região de Pyelito Kue/Mbaraka’y, próxima à fronteira com o Paraguai.

A luta dos indígenas pela demarcação de terra persiste há 12 anos. A fazenda disputada pelos indígenas possui 2.387 hectares e faz parte da Terra Indígena Iguatemipegua, conforme estudos antropológicos da Funai (Fundação Nacional do Índio).


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE